Saúde

No World Cancer Day, IUCR reforça seu posicionamento contra decisão do Ministério da saúde de contraindicar rastreamento de câncer de próstata

O World Cancer Day (Dia Mundial do Câncer) ocorre todos os anos em 4 de fevereiro. Essa campanha mundial adotou nos últimos três anos – 2022, 2023 e 2024 – o tema Close the care gap (elimine a lacuna do cuidado). E neste ano, alinhado ao Close the care gap, o objetivo é chamar a atenção  dos líderes dos países, daqueles que têm poder para mudar a realidade, para que todos os pacientes acometidos por um câncer tenham acesso aos recursos diagnósticos e de tratamentos disponíveis na medicina.

“O paciente com câncer aumenta as chances de cura ao ter acesso ao diagnóstico precoce e aos recursos adequados a seu tratamento. Sob essa visão podemos dizer que a desigualdade social e econômica também é responsável pelas mortes por câncer”, afirma o urologista e cirurgião oncológico Gustavo Cardoso Guimarães, diretor do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR) e coordenador dos departamentos cirúrgicos oncológicos da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Nesse contexto, o IUCR reafirma no World Cancer Day seu posicionamento a favor da manutenção do rastreamento no país de câncer de próstata, realizado com o exames de toque retal e de sangue PSA e, se necessário, exames de imagem. A recomendação de Guimarães faz coro com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e outras sociedades ligadas a doenças oncológicas e vai contra publicação em outubro do ano passado de nota técnica do Ministério da Saúde, contraindicando a realização do rastreamento, exceto quando solicitado pelo paciente ou decidido pelo médico assistente.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrará 71.740 casos novos a cada ano deste triênio (2023-2025), um aumento de 8,5% em relação a estimativa anterior (2020-2022), que era de 65.840 casos anuais. No país, os tumores malignos de próstata respondem por 3 em cada 10 casos de câncer diagnosticados nos homens. De acordo com Guimarães, apesar do câncer de próstata, na maioria dos casos, seja um tumor de crescimento lento, apresenta alta taxa de mortalidade.

Levantamento realizado pelo IUCR na base de dados Cancer Tomorrow da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde (IARC/OMS) apontou que o número de casos anuais de câncer de próstata no mundo saltará de 1,41 milhão para 2,43 milhões em 2040 (aumento de 75%), enquanto a mortalidade irá de 375 mil para 740 mil no período (aumento de 97%). No Brasil, o aumento entre as duas décadas é ainda mais acentuado que a média mundial: acréscimo de 83% nos casos anuais e de 122% na mortalidade anual. “Portanto, medidas efetivas de rastreamento populacional são essenciais para evitar o aumento da mortalidade por câncer de próstata”, reforça Guimarães.

O mais indicado, de acordo com o diretor do IUCR, é seguir o que preconiza a Sociedade Brasileira de Urologia que recomenda que os homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado, para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de 10 anos. Além disso, Guimarães alerta o público masculino, muitos deles resistentes a cuidar da saúde e, principalmente, a adotar a consulta anual ao urologista como rotina, a seguintes medidas que diminuem o risco de desenvolver câncer de próstata:

  • Passar em consulta com o urologista uma vez ao ano
  • Para quem tem 45 anos de idade ou mais, recomenda-se o exame de toque retal e de sangue PSA para a prevenção do câncer de próstata
  • Ter uma alimentação equilibrada todos os dias
  • Fazer atividade física regularmente
  • Não fumar
  • Usa preservativo na relação sexual
  • Ficar alerta aos sinais do corpo
  • Manter o peso adequado

SOBRE O IUCR – O Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica Dr. Gustavo Guimarães – IUCR, criado em 2013, é especializado na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente com câncer. A equipe médica é formada por profissionais altamente especializados em uro-oncologia, cirurgia oncológica e oncologia clínica, sob a liderança do cirurgião oncológico Dr. Gustavo Guimarães, que possui mais de 20 anos de atuação e dedicação à assistência do paciente, ao ensino e à pesquisa científica nessa área. Guimarães desenvolveu ampla experiência em tecnologias e procedimentos minimamente invasivos como cirurgia laparoscópica, ultrassom focalizado de alta intensidade-HIFU e cirurgia robótica, tendo desenvolvido um consistente Programa de Consultoria e Capacitação sobre Cirurgia Robótica para Instituições de saúde em todo o país, que engloba a implantação, o desenvolvimento das diversas técnicas cirúrgicas e a capacitação das equipes.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro do Podemos consolida sigla como terceira maior força política do Paraná

O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…

9 horas ago

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

14 horas ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

14 horas ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

14 horas ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

19 horas ago