Divulgação
A Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil, da início a sua operação de transporte de contêineres, no dia 06 de fevereiro, tendo a Santos Brasil como parceira no Porto de Santos. Com infraestrutura robusta e integração multimodal, a Norcoast aposta em um serviço de porta-a-porta, ou seja buscando e entregando a carga até a porta do cliente. Seus navios contam com janelas de embarque e desembarque nos mesmos dias e horários, possibilitando um planejamento mais adequado, aumentando a eficiência logística e trazendo como vantagem a regularidade de capacidade com similaridade.
“Viemos com a proposta de dar acesso aos clientes à navegação costeira. Para aqueles que já embarcam, trazer mais capacidade para o sistema, para os que ainda não utilizam esse modal, a facilidade de ferramentas e equipes dedicadas a entender suas necessidades específicas e flexibilizar ao máximo para que possamos transacionar ainda mais cargas para o transporte marítimo doméstico”, destaca Gustavo Paschoa, CEO da Norcoast.
“Para nós da Santos Brasil é uma honra receber o primeiro navio da Norcoast e poder participar deste momento tão importante para a logística nacional. Em um país com mais de 7 mil km de costa, como o Brasil, nada mais lógico para atender a demanda doméstica do que a cabotagem, e a chegada da Norcoast ao mercado, com a chancela de duas empresas do porte da Hapag-Lloyd e Norsul, marca o início de um novo e necessário ciclo de crescimento deste tipo de navegação”, ressalta Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil.
Com capacidade de 3.5 mil TEUs (medida equivalente a 20 pés, usada para mensurar a capacidade de contêineres), os navios terão rotação semanal, navegando de Santos para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus, retornando novamente a esses mesmos portos, completando uma jornada de cerca de 13 dias de duração. Todos os navios possuem bandeira e tripulação 100% brasileira.
Por meio de uma plataforma digital, é possível acompanhar todas as etapas da movimentação da carga, não somente do trecho marítimo, mas durante o trajeto completo. Para Paschoa, trata-se de uma resposta direta às exigências atuais do mercado e às transformações nas cadeias de suprimentos. “Esta adaptação à multimodalidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade emergente no cenário logístico global”, afirma.
Lançada ao mercado em outubro do ano passado, a Norcoast traz uma nova opção para o transporte marítimo em contêineres ao longo da costa brasileira e da bacia amazônica, atendendo os principais portos e regiões metropolitanas do país. Há 20 anos esse setor não tem novo entrante neste mercado. “É um marco importante para a logística nacional, para o comércio exterior e para a economia brasileira. Viemos para fortalecer a indústria nacional e fomentar a economia brasileira”, ressalta Paschoa.
Sobre a Norcoast
A Norcoast é uma joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil. É uma empresa independente, combinando a expertise de ambas as empresas controladoras. Oferece serviços de cabotagem e feeder de contêineres por toda a costa brasileira, com logística de porta a porta e atuação nos principais portos brasileiros (Paranaguá, Santos, Suape, Pecém e Manaus). Possui escritório em São Paulo, Santos e Manaus, e uma frota de 4 navios, com capacidade para 3,5 mil TEUs cada, fornecendo uma logística integrada e soluções eficientes para seus clientes.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 26 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres do País. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.
Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.
A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quinto ano consecutivo.
Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…
Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…
Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…
Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…
Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…
No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…