fbpx
Empreendedorismo

Sul registra crescimento de 0,03% no PIB do terceiro trimestre 2023, segundo 4intelligence

De acordo com o Relatório Regional sobre o Produto Interno Bruto (PIB), realizado pela 4intelligence, que desenvolve soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados, o Sul foi a região a apresentar o segundo maior resultado no terceiro trimestre de 2023, com crescimento de *0,03%, superando também a média nacional de 0,1% e ficando logo atrás do Sudeste, acumulando 2,2% nos últimos 12 meses.
O setor de serviços foi o principal fator desse desempenho, registrando (1,1%), impulsionado pela abertura de outros serviços (0,6%), beneficiando-se do mercado de trabalho robusto com a menor taxa de desemprego entre as regiões e indicadores positivos de renda. A crescente demanda por atividades turísticas, especialmente no Paraná, contribuiu para o avanço. O setor industrial teve crescimento de 0,3%, com destaque para Santa Catarina (0,5%). Na indústria de transformação, houve avanço tímido de 2,2%, enquanto a agropecuária registrou recuo discreto de 0,5%, impactada por ciclones extratropicais e desastres climáticos.
Cenário é de otimismo para 2024
Diante das surpresas positivas dos dois primeiros trimestres, mesmo com o fraco desempenho do terceiro trimestre, a projeção de crescimento de 2023 (3,2%) para o PIB foi mantida. Esses números incorporaram o setor agropecuário, que manteve resiliência nesse último período, além do consumo e de um mercado de trabalho pujante. Para 2024, o esperado é o avanço de 1,7% do PIB. A projeção mais modesta reflete, acima de tudo, expectativa de desempenho bem mais fraco do agronegócio e crescimento marginalmente menor de serviços, ainda que este, junto da indústria, deve seguir avançando em 2024.
Sobre a 4intelligence
A 4intelligence é especialista em ciência da decisão. Desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de modelagem econométrica e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando que respostas acuradas sejam entregues sempre que houver mudanças no cenário econômico, num fluxo constante. Além disso, a empresa já recebeu mais de 120 prêmios pela acurácia de projeções, dentre os quais se destacam os do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Agência Estado e da Consensus Economics.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo