Categories: Geral

Novo ônibus elétrico 100% brasileiro começa testes em Curitiba

Começa em Curitiba nesta quinta quinta-feira (18/5), às 12h, o teste com passageiros do novo ônibus elétrico 100% brasileiro, com sistema de tração/eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio EMillennium, chassi Mercedes-Benz e motor elétrico e baterias WEG.

O início oficial do teste será na Auto Viação Redentor, operadora do veículo, com participação do prefeito Rafael Greca, do secretário da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, e da presidente da Eletra, Milena Romano.

Fundada em 1º de julho de 1958, a Auto Viação Redentor sempre buscou transparência e qualidade na prestação dos seus serviços. Isso se consolidou no ano de 2006, quando foi certificada ISO 9001. Mantém sua certificação até hoje. Fato que contribui para a melhoria contínua e a excelência nos serviços prestados.

“O que a gente espera desse serviço é que, em primeiro lugar, tenhamos uma aceitação da população. Os testes servirão também para avaliarmos como é o desempenho dos veículos em comparação aos veículos a diesel, porque nós não podemos deixar cair a qualidade do transporte coletivo. Essa é nossa meta, ônibus ecologicamente corretos com a mesma qualidade que sempre oferecemos na prestação do serviço”, explica Ângelo Gullin, presidente do Conselho da CWBUS, empresa que integra o ecossistema de inovação de Curitiba na área de mobilidade urbana, com o objetivo de participar da construção de soluções de deslocamentos nas cidades em sintonia com a necessidade das pessoas, de maneira simples, ágil e ambientalmente sustentável, cuja a Auto Viação Redentor é associada.

O teste do veículo de 12,1m faz parte do programa de transição das frotas de ônibus movidos a diesel para energias renováveis da Prefeitura de Curitiba. O ônibus entrará em operação com passageiro já na sexta-feira.

O veículo tem tecnologia inteiramente nacional desenvolvida pela Eletra, empresa brasileira de tração e eletrificação de ônibus elétricos com sede em São Bernardo do Campo (SP).

O novo veículo foi apresentado a autoridades e operadores de transportes no último dia 11, num evento em que o prefeito Rafael Greca anunciou a compra de 70 ônibus elétricos para a Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT).

O anúncio foi feito durante o Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade, no Complexo Imap, no Parque Barigui.

A Prefeitura irá investir R$ 200 milhões, em recursos próprios, na aquisição desse primeiro lote de 70 veículos elétricos para operar no transporte público municipal.

Segundo o prefeito Rafael Greca, o objetivo é iniciar um processo de implementação da eletromobilidade em larga escala na cidade, dentro do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba.

Concluída a fase de testes, a Prefeitura prevê que os ônibus elétricos entrem em operação normal na rede pública de transportes em 2024.

O ônibus elétrico Eletra/Caio/WEG foi inteiramente fabricado no Brasil. Tem ar condicionado, wi-fi e capacidade para 70 passageiros, com emissão zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído.

A autonomia chega a 250 km, sem necessidade de recarga das baterias, e velocidade máxima de 60 km/h. Um de seus equipamentos de bordo é o INbus, que permite visualizar a lotação em tempo real.

TECNOLOGIA NACIONAL

O novo veículo faz parte da mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos desenvolvidos com sistema de tração/eletrificação e-Bus Eletra.

Além do ônibus de 12,1m, a linha de veículos Eletra inclui modelos de 10m (Midi), 12,5m, 12,8m (Padron), 15m e 21,5m (Articulado), além do e-Trol (veículo desenhado especialmente para operação em corredores exclusivos – BRT).

Todos foram desenvolvidos em parcerias com empresas brasileiras de transporte público, como Caio (carrocerias), WEG (baterias, motores elétricos e inversores), Mercedes-Benz e Scania (chassis).

“São modelos concebidos para operar em diferentes ambientes urbanos, em qualquer cidade brasileira ou latino-americana” – diz Milena Romano, presidente da Eletra.

“Curitiba experimentará a melhor tecnologia de tração elétrica para transporte público da América Latina, desenvolvida pela Eletra ao longo de 20 anos de inovação”.

Ônibus elétricos semelhantes, com a tecnologia e-Bus Eletra, já circulam desde o ano passado em capitais como Salvador, Vitória e São Paulo.

Sobre a Eletra

A Eletra é uma empresa 100% brasileira, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga. Em sua nova fábrica, tem capacidade de produzir 1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar essa produção em 50% e, com isso, atender à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios que aprovaram programas de renovação das frotas de transporte no Brasil. Conta em seu portfólio com e-Bus 12,1m; 12,8m (Padron); 15m; 21,5m articulado, 10m (Midi) e e-Trol 21,5m.

Parcerias

O eMillennium marca Caio é uma carroceria desenvolvida com tecnologia nacional exclusivamente para chassis movidos a propulsão elétrica por bateria. O modelo possui um amplo salão interno, característico do novo portfólio de produtos da marca. É equipado com o que há de mais atual em elementos voltados à mobilidade sustentável e produzido com itens em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade, robustez e acabamento superior.

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos com foco em motores, redutores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 15 países, presença comercial em 37 países e vendas para mais de 135 países, a companhia possui mais de 39 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2022, a WEG atingiu em faturamento líquido de R$ 29,9 bilhões; destes, 50,3% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

14 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

14 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

14 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

14 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

14 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

14 horas ago