Geral

Novo site da AVABRUM denuncia tragédia-crime da Vale em Brumadinho e clama por justiça

Brumadinho, 12 de julho de 2024 – Denunciar a tragédia-crime da Vale em Brumadinho e fortalecer a busca por justiça dos familiares das vítimas. É com esse intuito que o novo site da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão – Brumadinho) foi reestruturado pelos integrantes da associação, com o apoio do projeto Legado de Brumadinho. No ar desde maio, o novo site avabrum.org.br, além de compartilhar a história do rompimento que tirou 272 vidas, traz relatos dos familiares das vítimas e das iniciativas da organização.

Sobre a AVABRUM

Constituída em agosto de 2019, a AVABRUM é a união dos familiares das vítimas: mães, pais, viúvas, viúvos, irmãs, irmãos, filhos e filhas das vítimas fatais que se uniram pela dor e, principalmente, pelo amor por seus entes queridos. Atualmente, lutam por justiça, pelo encontro de Tiago Silva, Maria Bueno e Nathália Araújo, três vítimas ainda não localizadas, pela memória, pelos direitos dos familiares e para que o crime não se repita.

Dispositivo contra a impunidade 

Para Felipe Coelho, que perdeu o pai Olavo Coelho, de 63 anos, no crime da Vale, a página é de extrema relevância para conscientizar a população sobre a gravidade do colapso da barragem: “Esse crime ainda está acontecendo e está impune! É importante divulgá-lo para que não caia no esquecimento e para evitar que se repita. O site da AVABRUM é uma importante ferramenta para comunicar as lutas da associação, fornecendo informações reais sobre as situações enfrentadas pelos familiares das vítimas”, disse o diretor da AVABRUM, responsável também pelas publicações no site.

Sérgio Amaral, que perdeu o irmão Adriano Amaral, de 42 anos, no rompimento, também ressalta a importância do canal virtual: “O conteúdo do site, além de fornecer informações sobre a tragédia-crime de Brumadinho e o trabalho da AVABRUM, permite que os afetados e seus familiares compartilhem suas histórias e se conectem. Através do portal, também é possível fazer doações para ajudar as iniciativas da associação na busca por justiça”, pontuou o diretor da AVABRUM, responsável também pela manutenção da plataforma.

Busca por justiça 

Em menos de 2 minutos, o tsunami de lama da mineradora Vale, além de ceifar 272 vidas humanas, arrasou centenas de hectares de Mata Atlântica, provocou a morte de animais e contaminou a água do rio Paraopeba, atingindo 26 municípios e causando impactos físicos e emocionais nas comunidades. Passados 5 anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, mesmo com todas as provas colhidas nas investigações oficiais apontando diversas negligências, até hoje ninguém foi responsabilizado. Saiba mais conhecendo o novo site da AVABRUM em https://avabrum.org.br/.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

15 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

15 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

15 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

15 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

15 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

15 horas ago