AVABRUM - divulgação
Brumadinho, 12 de julho de 2024 – Denunciar a tragédia-crime da Vale em Brumadinho e fortalecer a busca por justiça dos familiares das vítimas. É com esse intuito que o novo site da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão – Brumadinho) foi reestruturado pelos integrantes da associação, com o apoio do projeto Legado de Brumadinho. No ar desde maio, o novo site avabrum.org.br, além de compartilhar a história do rompimento que tirou 272 vidas, traz relatos dos familiares das vítimas e das iniciativas da organização.
Sobre a AVABRUM
Constituída em agosto de 2019, a AVABRUM é a união dos familiares das vítimas: mães, pais, viúvas, viúvos, irmãs, irmãos, filhos e filhas das vítimas fatais que se uniram pela dor e, principalmente, pelo amor por seus entes queridos. Atualmente, lutam por justiça, pelo encontro de Tiago Silva, Maria Bueno e Nathália Araújo, três vítimas ainda não localizadas, pela memória, pelos direitos dos familiares e para que o crime não se repita.
Dispositivo contra a impunidade
Para Felipe Coelho, que perdeu o pai Olavo Coelho, de 63 anos, no crime da Vale, a página é de extrema relevância para conscientizar a população sobre a gravidade do colapso da barragem: “Esse crime ainda está acontecendo e está impune! É importante divulgá-lo para que não caia no esquecimento e para evitar que se repita. O site da AVABRUM é uma importante ferramenta para comunicar as lutas da associação, fornecendo informações reais sobre as situações enfrentadas pelos familiares das vítimas”, disse o diretor da AVABRUM, responsável também pelas publicações no site.
Sérgio Amaral, que perdeu o irmão Adriano Amaral, de 42 anos, no rompimento, também ressalta a importância do canal virtual: “O conteúdo do site, além de fornecer informações sobre a tragédia-crime de Brumadinho e o trabalho da AVABRUM, permite que os afetados e seus familiares compartilhem suas histórias e se conectem. Através do portal, também é possível fazer doações para ajudar as iniciativas da associação na busca por justiça”, pontuou o diretor da AVABRUM, responsável também pela manutenção da plataforma.
Busca por justiça
Em menos de 2 minutos, o tsunami de lama da mineradora Vale, além de ceifar 272 vidas humanas, arrasou centenas de hectares de Mata Atlântica, provocou a morte de animais e contaminou a água do rio Paraopeba, atingindo 26 municípios e causando impactos físicos e emocionais nas comunidades. Passados 5 anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, mesmo com todas as provas colhidas nas investigações oficiais apontando diversas negligências, até hoje ninguém foi responsabilizado. Saiba mais conhecendo o novo site da AVABRUM em https://avabrum.org.br/.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…