Cultura

O Carnaval brasileiro é palco para conexões inesperadas de ritmos e sons promovidas pela Converse

São Paulo, fevereiro de 2023 – Ser uma plataforma para a expressão artística e cultural de diferentes grupos pelo mundo, muitos sub-representados, para que essas comunidades sejam impulsionadas a ocupar novos lugares e construírem uma visão de mundo cada vez mais plural e autêntica faz parte da essência da Converse. A marca coloca isso em prática de diversas formas nos países onde está presente e, no Carnaval brasileiro, vai promover e celebrar a mistura entre as tradições daquela que é uma das maiores festas culturais do mundo com a música contemporânea para mostrar que a chave para a singularidade são as conexões inesperadas.

Nesta ação, batizada de Conecte-se Com o Inesperado, a Converse convida os blocos Ilú Obá de Min, Bloco 77: Os Originais do Punk e Cumbia Calavera para estrelarem sua campanha, que pretende provar ser possível cair na folia em todos os ritmos. O 77 mistura a música punk com as batidas de marchas de carnaval. O Ilú Obá de Min promove as culturas afro-brasileira e africana e atividades para o fortalecimento das mulheres negras. O Cumbia Calavera, fundado por imigrantes latinos e europeus no Brasil, traz novas roupagens para ritmos latinos, como a cumbia e a música folclórica andina. Os blocos e seus personagens serão retratados num curta-metragem, peça central da campanha, e também em mini-docs para as mídias sociais, contando a história de cada um.

O pano de fundo desses encontros é São Paulo, lugar ideal para reforçar a ideia de que pessoas diferentes podem encontrar seus próprios ritmos no Carnaval, já que reúne comunidades de múltiplas origens.

Para viver as misturas autênticas proporcionadas pelo Carnaval, conforto e liberdade de movimento são requisitos importantes — aspectos primordiais atendidos pelos modelos Converse da Linha CX, presentes na matéria-prima especial da palmilha e da espuma da entressola. Isso permite circular entre os blocos, festas e ritmos sem preocupação, como os personagens da campanha, todos animados e calçados com os pares da linha de Carnaval.

A conexão com o inesperado não estará só no filme publicitário, mas também numa faixa musical criada para o projeto. Aqui, entra em cena a Comunidade All Star, que reúne jovens artistas independentes apoiados pela Converse, outra iniciativa permanente de fomento à criatividade. O grupo tem nomes do Brasil, e três deles vão estrelar a música “No Miolo (me encontra lá)”: Mamma Gold, Virgo Virgo e Preto Raro. A faixa traduz o espírito de mistura que a marca propõe para o Carnaval, contando com participação dos músicos Kiko Dinucci e Thiago França e com a co-produção do próprio Kiko, do produtor Nave Beatz e um dos nomes históricos do rap brasileiro, Marcelo D2.

Paralelamente à “Conecte-se Com o Inesperado”, a Converse potencializa o Carnaval como plataforma de autoexpressão também através do patrocínio de blocos que, assim como os da campanha, têm identidade ímpar. Esse tipo de iniciativa, aliás, já é adotada pela Converse no Brasil há muitos carnavais. Os três participantes da campanha são patrocinados pela marca.

A campanha Conecte-se Com o Inesperado começa a partir do dia 16 de fevereiro, com a divulgação dos vídeos e mini-docs nas redes sociais da Converse (@converse_br). A faixa musical estrelada pelos All Stars e produzida por Kiko Dinucci, Nave Beatz, Marcelo D2 terá lançamento especial após a festa, no início de março. Os pares da Converse para folia podem ser encontrados no e-commerce brasileiro da marca.

O conceito, criação e direção criativa da campanha é da agência Dabba. O vídeo da campanha é dirigido por Beto Macedo e Sabothati da Tilt Rec, e tem fotografia de Hudson Rodrigues, e pode ser visto nas redes sociais da Converse e também no canal do Youtube da marca.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Rayssa Leal conquista o tricampeonato na Liga Mundial de Skate Street

Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou…

7 horas ago

Lula recebe alta, vai para casa e diz que vai se cuidar

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado…

7 horas ago

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

17 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

17 horas ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

17 horas ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

17 horas ago