Geral

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma das Melhores ONGs de 2023

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo está na lista das Melhores ONGs pela quarta vez. Um reconhecimento muito importante para a Organização. O prêmio anuncia anualmente as 100 organizações do terceiro setor que se destacam e são reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.

De acordo com Diogo Azevedo, diretor-executivo do Pequeno Cotolengo, a conquista é uma validação de que estamos no caminho certo com o trabalho realizado há mais de 58 anos na Organização. “No Brasil temos mais de 815 mil ONGs, por isso, figurar como uma das 100 Melhores, é um orgulho imenso. É a representação e reconhecimento de todo o compromisso que temos com pontos que são valores para nós: a integridade, transparência e responsabilidade para com a sociedade e principalmente, com os nossos benfeitores, que são pessoas caridosas que doam e fazem nossa Organização existir.”

“Todo o atendimento prestado aos nossos Assistidos é baseado nos princípios de São Luis Orione, trabalhamos sempre mais para cumprir com a nossa missão de cuidar das pessoas e transformar vidas. Por isso, priorizamos a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência, para sermos exemplo de excelência em nossa jornada no caminho da caridade e do bem.”, explica o diretor-presidente, Pe. Renaldo Amauri Lopes.

Segundo Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ, o fato da Organização estar ativa e funcionando, mostra toda a beleza da sociedade, que se une para resolver problemas. “O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum.” Um propósito que muito se assemelha com a missão do nosso Santo Fundador, de fazer o bem a todos, o mal nunca e a ninguém.

Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, prevista para acontecer em dezembro de 2023. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, na cerimônia ao vivo, vamos trazer uma grande novidade”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar. A lista completa das ONGs reconhecidas pode ser acessada em premiomelhores.org.

O Prêmio

Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo 

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que oferece, de forma gratuita, acolhimento, saúde e educação para mais de 240 pessoas com múltiplas deficiências. No acolhimento, são quatro Grandes Lares, oito Casas Lares e uma Unidade de Cuidados Prolongados. Na saúde, os Assistidos recebem atendimentos multidisciplinares de uma equipe composta por profissionais de 26 especialidades e áreas de atuação. Na educação, a Escola Pequeno Cotolengo oferece educação básica e fundamental, na modalidade especial, de acordo com o Currículo Formal e Funcional, respeitando idade cronológica e o potencial de aprendizado de cada indivíduo.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Exposição de cerâmica artística encerra temporada de mostras da Academia Alfredo Andersen

Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…

13 minutos ago

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul traz tempestades ao Paraná nesta semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…

13 minutos ago

Com ingressos esgotados, “O Quebra-Nozes” chega ao Teatro Guaíra nesta semana

A tradicional produção natalina do Centro Cultural Teatro Guaíra reúne quase 150 artistas, envolvendo os…

13 minutos ago

Paraná tem melhor Indicador Previdenciário do Brasil pelo quarto ano consecutivo

A classificação, a melhor na graduação do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios…

13 minutos ago

Primeira casa erguida pelo Estado já está na fase de acabamento em Rio Bonito do Iguaçu

As obras foram iniciadas na última quarta-feira (3) com a fundação rasa, momento em que…

13 minutos ago

Moradora de Laranjeiras do Sul é a ganhadora de R$ 1 milhão do Nota Paraná

O segundo prêmio, de R$ 100 mil, foi para uma residente do bairro Campo Comprido,…

13 minutos ago