No seu cerne, a manufatura é sobre inovação, pois ela constrói capacidade econômica, fortalece equipes e gera oportunidades de crescimento. Hoje, estamos presenciando o setor passando por uma transformação única no século, impulsionada pelas mudanças nas demandas dos consumidores, desafios trabalhistas, interrupções na cadeia de suprimentos, avanços tecnológicos e demandas por sustentabilidade. Já percorremos um longo caminho desde a revolução industrial, e a indústria evoluiu para um lugar muito mais complexo.
Para explorar esses desafios e oportunidades, nos juntaremos a líderes globais e colegas na maior feira de tecnologia industrial do mundo, a Hannover Messe, que acontece de 17 a 21 de abril na Alemanha. Ao participarmos desta semana de inovação, discutiremos quatro áreas-chave que estão remodelando o futuro da manufatura: capacitar uma força de trabalho conectada, alimentar a engenharia e as fábricas inteligentes com o metaverso industrial, construir cadeias de suprimentos ágeis e acelerar a sustentabilidade. Impulsionando essas tendências está a inteligência artificial (IA), que oferece mais potencial para a nossa indústria do que qualquer outra tecnologia que já tenhamos experimentado, e estamos apenas arranhando a superfície do que é possível.
Aqui, exploramos como a Microsoft dá vida a essas quatro tendências para avançar a indústria:
Capacitando a força de trabalho conectada
Para apoiar fábricas inteligentes, uma força de trabalho conectada é fundamental, e 63% dos trabalhadores da linha de frente da manufatura estão animados com as oportunidades de emprego que a tecnologia cria. Desde o escritório até os colaboradores que atuam na fábrica, as soluções da Microsoft podem melhorar as operações ao simplificar o trabalho diário, impulsionar a eficiência, a segurança e a produtividade, além de ajudar a fomentar uma força de trabalho engajada.
Estamos construindo soluções para abordar os desafios únicos que os fabricantes enfrentam – ajudando a simplificar as operações da linha de frente, melhorar a comunicação e a colaboração, aprimorar a experiência do funcionário e fortalecer a segurança em dispositivos compartilhados.
Hoje, estamos compartilhando novas capacidades e atualizações para a força de trabalho, incluindo:
Para saber mais sobre como estamos capacitando a força de trabalho atual de fabricação, leia o último post do Microsoft 365 Blog.
Construindo cadeias de suprimentos resilientes e ágeis
A interrupção da cadeia de suprimentos não é algo novo; no entanto, sua complexidade e a velocidade de transformação estão superando a capacidade das organizações de lidar com os problemas. Os fabricantes estão sob pressão para prevenir e minimizar as interrupções, e, como resultado, quase 90% dos profissionais de cadeia de suprimentos planejam investir em maneiras de tornar suas cadeias de suprimentos mais resilientes.
Para apoiar nossos clientes, a Microsoft oferece soluções como a Plataforma de Cadeia de Suprimentos e o Centro de Cadeia de Suprimentos. Elas permitem que as organizações reduzam o risco em cadeias de suprimentos complexas e forneçam um “centro de comando” pronto para uso, propiciando que organizações, como a Kraft Heinz, atendam às suas necessidades exclusivas sem substituir os sistemas atuais. Além disso, o Microsoft Dynamics 365 Copilot oferece às empresas insights preditivos em tempo real usando IA generativa em materiais, inventário, rede de distribuição e mais, o que significa que as interrupções potenciais podem ser evitadas antes que ocorram.
Hoje, a Microsoft está trabalhando com clientes para melhorar a resiliência de suas cadeias de suprimentos. A empresa de semicondutores STMicro transformou sua cadeia de suprimentos, avançou em pesquisa e desenvolvimento e escalou a produção usando o Microsoft Azure HPC. Agora eles podem levar seus produtos ao mercado mais rapidamente e dobrar sua capacidade até 2025, enquanto se tornam neutros em carbono até 2027. A Toyota Material Handling Europe está trazendo automação de armazém para o Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos do Dynamics 365, com veículos autônomos guiados que podem executar tarefas repetitivas de forma rápida e precisa, levando a um aumento de eficiência e produtividade. Essa tecnologia robótica pode ajudar a gerenciar os níveis de inventário, resultando em melhor controle de estoque e redução dos custos de armazenamento.
Saiba mais sobre nossas soluções de cadeia de suprimentos na equipe Dynamics365 neste blog.
Pessoas e IA trabalhando juntas: A próxima geração de engenharia e fábricas inteligentes com o metaverso industrial
Uma das mudanças mais significativas na fabricação tem sido o surgimento de fábricas inteligentes. Imagine um ecossistema industrial conectado a um espaço virtual comum que permite que todos visualizem e interajam com processos complexos em tempo real, com dados do mundo real. O metaverso industrial, construído com tecnologia fundamental como IA, Digital Twins, Mixed Reality, ML e Cloud-to-Edge, está mudando a forma como as empresas administram e gerenciam seus negócios, oferecendo valor imediato por meio de operações e capacitação remota, otimização de processos e ativos de IA e robótica, automação e operações autônomas.
Da mesma forma, o Metaverso Industrial está criando oportunidades para tornar a engenharia de produtos mais colaborativa e imersiva. Isso permite que as empresas de manufatura reduzam e acelerem o tempo de lançamento no ambiente cada vez mais competitivo.
Nosso compromisso com experiências imersivas que suportam fabricantes e trabalhadores de linha de frente continua com o anúncio que estamos trazendo o Windows 11 para o HoloLens 2, aprimorando a segurança e oferecendo as últimas ferramentas para desenvolvedores. Também estamos lançando novas atualizações para o Dynamics 365 Guides, incluindo a capacidade de anotar qualquer coisa ao alcance da mão, um recurso de segurança personalizado chamado “Modo Restrito” que dá às organizações mais controle sobre seus aplicativos de realidade mista e novas atualizações para chamadas de Teams dentro de Guides para aprimorar a experiência do usuário.
A Siemens está usando a inteligência artificial generativa para ajudar as empresas industriais a impulsionar a inovação e eficiência em todo o ciclo de vida de design, engenharia, fabricação e operação de produtos. Ela trará um aplicativo Teamcenter para o Microsoft Teams que alavanca os modelos de linguagem no Serviço Azure OpenAI para melhorar a colaboração interfuncional. Além disso, na Hannover Messe estamos demonstrando como um assistente alimentado pelo Azure AI Service pode aumentar a criação, otimização e depuração de código em software para automação de fábrica, e como podemos usar a AI industrial para permitir inspeção de qualidade visual no chão de fábrica. A Rockwell está integrando tecnologias de robótica e AI para capacitar as empresas a otimizar seus trabalhadores de serviços de campo e gerenciamento de ativos em fábricas. O Omniverse Cloud da NVIDIA facilita para as equipes, desde o design e engenharia até os trabalhadores de linha de frente, digitalizar seus fluxos de trabalho, desde a construção de gêmeos digitais de fábricas até a execução de simulações em loop fechado.
Sustentabilidade, otimização energética e inovação em células de combustível são mais importantes do que nunca.
A sustentabilidade é uma prioridade para os fabricantes que estão adotando práticas ecologicamente corretas e implementando iniciativas, como o uso de fontes de energia renovável, a adoção de princípios de economia circular para reduzir o desperdício e a otimização dos processos de produção para minimizar o impacto ambiental.
Através de nossa tecnologia, como a Microsoft Cloud for Sustainability, e nosso rico ecossistema de parceiros, estamos construindo uma base crítica para um futuro eficiente e sustentável em energia. Recentemente, a Seeq Corporation anunciou a Solução Seeq para o Microsoft Sustainability Manager, que permite que as equipes integrem a preparação, análise e melhoria contínua de dados de processos de séries temporais, reduzindo o impacto ambiental das operações da indústria de processos.
Muitos dos problemas mais difíceis de sustentabilidade da sociedade são problemas de química e ciência dos materiais que, em última análise, exigirão uma máquina quântica em escala para serem resolvidos. No entanto, dada a contínua evolução das capacidades de computação clássica, mais problemas de química quântica podem ser resolvidos hoje usando serviços em nuvem de ponta. A Johnson Matthey, líder global em tecnologias sustentáveis, uniu-se aos químicos quânticos da Azure Quantum da Microsoft para desenvolver novas ferramentas de modelagem preditiva com as capacidades de supercomputação da Azure HPC e fluxos de trabalho refinados para acelerar as simulações químicas, explorar o potencial da IA e ficar pronto para a era quântica.
Muitos fabricantes estão enfrentando a situação urgente do aumento dos custos de energia na fábrica e na planta de produção, por isso estamos trabalhando com parceiros e clientes para priorizar os principais casos de uso que ajudarão os fabricantes a ganhar visibilidade sobre onde a perda de energia está ocorrendo por meio de avaliações direcionadas.
Essas são algumas das emocionantes inovações que estão acontecendo hoje para nos ajudar a construir um amanhã mais forte, mais resiliente e mais sustentável. Estou ansioso para ver muitos de vocês na Hannover Messe na próxima semana.
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta sexta-feira (20), a portaria que regulamenta o…
O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, divulgou nesta sexta-feira, 20 de dezembro, o nome…
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) avalia com preocupação a falta de…
Nesta sexta-feira, 20, o dono da Havan, Luciano Hang, surpreendeu os mais de 22 mil…
O cantor Roberto Carlos acaba de assinar contrato com a Musickeria, empresa fundada em 2010,…
20 de dezembro de 2024 – Após ultrapassar os 72 mil carros vendidos no Brasil…