Empreendedorismo

O marketing pós pandemia

Por Daniella Doyle*

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras mudanças nas mais diversas áreas de atuação, dentre elas o marketing. A forma como a profissão passou a ser abordada sofreu algumas alterações, e muito disso se dá por conta do avanço dos processos tecnológicos dentro das empresas, acelerados pelo período pandêmico, mudando o modelo de negócio de alguns empreendimentos.

Um estudo realizado pela Egon Zehnder, empresa global de consultoria em liderança, reuniu diversos especialistas de grandes players do mercado com o objetivo de coletar insights sobre o futuro da profissão. Os líderes de marketing já enxergam mudanças, não apenas na forma como o mercado passou a operar, mas também na maneira em que o trabalho é executado, havendo alterações até mesmo nas capacidades desejadas nos colaboradores que atuem com o marketing. O levantamento mostra que os profissionais da área deverão operar em um cenário onde o planejamento tradicional e os processos não atendem apenas às necessidades do negócio.

Um insight trazido pelo relatório diz respeito ao propósito que os consumidores passaram a buscar com suas compras. O momento da crise acarretada pela pandemia fez com que as pessoas passassem a buscar principalmente por meios de segurança e conforto, isso trouxe uma necessidade maior das marcas em se mostrarem atentas às pautas atuais e voltadas para a preocupação com o seu consumidor, como assuntos voltados à conscientização ambiental, contra a discriminação de minorias e em combate ao diversos tipos de intolerância. Dessa forma, diversas empresas precisaram (ou precisam) passar por mudanças internas em relação à forma em que estas questões são abordadas para se adequar ao âmbito externo.

Outro fator que foi afetado é a jornada do consumidor, ponto de extrema atenção para os profissionais de marketing. A rápida inovação é uma das principais exigências, junto à criatividade. Mensagens com propósitos específicos estão em alta, pois a Covid-19 acelerou a mudança em relação à execução do marketing, que por sua vez, se encontrará cada vez mais dependente da análise de dados para alcançar o seu público.

Para se manter atualizado, o profissional deve estar, mais do que nunca, conectado às redes sociais, não apenas para ficar ligado às tendências, mas para desenvolver certa influência digital. Além disso, é de suma importância que os profissionais estejam preparados para agir como líderes a fim de tomar decisões que irão causar o impacto desejado ao longo do percurso, e que, acima de tudo, possuam soluções criativas para atrelar sua mensagem às causas relevantes para a sociedade.

Posso afirmar, no entanto, que um dos fatores que segue inalterado no marketing é que não existe fórmula mágica. É preciso sempre testar, analisar resultados e, principalmente, saber exatamente onde se quer chegar para só então obter os resultados desejados.

 

Daniella Doyle é head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb CompanyCom vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, Daniella tem especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing, entre outros. Hoje é responsável pela gestão de desempenho, marketing de produtos, marketing de crescimento, branding e marketing digital do Bling.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

2 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

3 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

3 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

3 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

3 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

3 horas ago