fbpx
Geral

O que está fazendo Herivelto Oliveira, um dos principais jornalistas da TV no Paraná

Por muitos anos ele foi presença certa logo cedo, na hora do almoço ou no começo da noite na casa dos paranaenses, cobrindo como repórter muitos dos principais acontecimentos do Paraná: rebeliões, enchentes, acidentes, planos econômicos, eleições. Mais tarde, da bancada dos telejornais da RPCTV e da RICTV, transmitiu as principais notícias do Estado.

“São 35 anos como jornalista e essa minha carreira na TV faz com que até hoje muita gente me pergunte em que canal eu estou”, comenta Herivelto Oliveira, citando que foi o “bom dia, o boa tarde e o boa noite pra você” de duas gerações, formadas, especialmente, pela garotada que estava saindo ou voltando da escola, “Ainda num tempo em que as pessoas se reuniam para ver televisão”, diz.  

Nem o jornalismo e nem o vídeo saíram da vida de Herivelto, que tem dois canais no Youtube (Brasil de Cor e Herivelto Oliveira) e, ainda, está nas redes sociais (Facebook e Instagram). “Quando sai da TV, senti que precisava continuar ajudando as pessoas, como fazia no telejornal, promovendo o debate e a discussão dos problemas”. Ele encontrou esse caminho nas mídias sociais e na política. “Mantenho o foco na cidadania, trazendo os temas à mesa, apoiando e cobrando uma solução das autoridades. Temos conseguido solucionar muitos casos, o que deixa nossa equipe com a sensação de dever cumprido. Mas, ao mesmo tempo é como enxugar gelo, porque no dia seguinte temos novos problemas pra resolver e buscar novas soluções”, afirma.

NAS REDES

jornalista Herivelto Oliveira

O Brasil de Cor é apenas um dos projetos tocados por Herivelto Oliveira nas redes sociais. Ele nasceu dá constatação de que poucos negros tinham uma janela nas telas da TV, para contar suas histórias. “Eu desenhei esse projeto e adaptei para o Youtube. Já são mais de 70 entrevistas, com negros famosos ou não, mas que têm histórias interessantes e inspiradoras”, explica o jornalista, que diz: “não se trata de militância, mas de dar voz e visibilidade aos nossos talentos”. O Brasil de Cor chamou a atenção da Rede Evangelizar de Televisão, que fez uma série especial e estuda uma nova temporada. 

Já participaram do programa figuras como Falcão, vocalista do Rappa, as cantoras Alcione e Leci Brandão e até o rei do futebol, o Pelé. O empreendedor negro, Geraldo Rufino, dono da maior recicladora de caminhões da América Latina, também foi entrevistado e contou como alcançou sucesso com a JR Diesel, sua empresa. 

Agora, como gosta de destacar Herivelto, negros não celebridades também já passaram por sua nova bancada e canal de entrevistas, como o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi e a Dona Eulália, quituteira, que faz o petisco mais famoso de Cuiabá, o seu famoso bolo de arroz. “Cada um tem a sua jornada e história e, colocando esse conteúdo no ar, mostramos que existe sim um caminho de esperança, com trabalho e dedicação. Eles são exemplos para outros negros de que é possível ser referência e vencer em várias atividades

NA POLÍTICA

“Embora tenha trabalhado décadas cobrindo a política, sinceramente, eu nunca tinha pensado que a política entraria na minha vida”, revela o hoje vereador Herivelto Oliveira, acrescentando que estava em casa quando ouviu a notícia da redução do prazo para filiações partidárias, quando se perguntou: “Porque não?”. Acabou se filiando ao partido Cidadania e abriu um novo capítulo na sua biografia. 

jornalista Herivelto OliveiraEm 2016 Herivelto Oliveira disputou a sua primeira eleição, ficando como suplente de vereador, mandato que assumiu em 2019. Em 2020 foi reeleito para a Câmara Municipal de Curitiba com 6.441 votos, figurando entre os 10 mais votados da capital paranaense. 

Na pauta do vereador temas relacionados aos problemas dos bairros da cidade, à educação, saúde e assistência social, com uma visão de igualdade social. “As pessoas precisam ser ouvidas, é o que temos sentido. Não assumimos o compromisso de resolver tudo, mas levamos cada assunto pra frente, para as autoridades e não deixamos ninguém sem resposta, seja positiva ou negativa. Até agora o saldo tem sido positivo”, comemora. Dessa forma, comenta, as duas atividades, de jornalista e vereador, acabam ficando próximas em termos de propósito. 

Entre outras, uma das bandeiras do vereador é a questão relacionada aos moradores de rua. “Precisamos de um olhar humanizado para o problema, da comunidade, unindo entidades, igrejas, empresas e o poder público. Não podemos nos conformar. Precisamos somar e lutar para amenizar este problema que é dramático em Curitiba”, recomenda.  

O jornalista que ainda se considera um novato na política, vai disputar uma vaga na Assembléia Legislativa nas próximas eleições. “Estou na lista dos pré-candidatos a deputado estadual do Cidadania”, conta Oliveira, que já foi candidato a deputado em 2018, quando fez 21 mil votos.   

TARIFA ZERO

No âmbito da mobilidade urbana, além das questões urgentes do caos no trânsito, o vereador Herivelto Oliveira tem levantado uma bandeira inovadora, que é a implantação da tarifa zero nas cidades brasileiras. “Não se trata de uma proposta simples e fácil de ser efetivada, mas pelo apagão que vemos no setor de transporte coletivo (superlotação, ônibus sucateados e passagens caras), precisamos, urgentemente, trazer o assunto para o debate, sob pena de vermos o setor entrar em colapso”, analisa.

jornalista Herivelto OliveiraHoje, o sistema de transporte da maioria das cidades brasileiras é subsidiado por prefeituras e governos estaduais, provocando um rombo nos orçamentos. Em meio à pandemia, o poder público teve que socorrer as empresas, inclusive em Curitiba, com aporte financeiro, para que o serviço não fosse suspenso. 

Segundo Herivelto, a tarifa zero, onde o sistema seria mantido por um valor único pago pelas empresas para os seus funcionários, seria a solução. “Não defendemos um modelo específico, mas abertura do debate sobre esta possibilidade, tendo em vista que muitas cidades já implantaram e está dando certo. Sem contar que, no caso de Curitiba, o contrato com as empresas terá nova licitação em 2025”, informa o jornalista vereador, contando que já apresentou a proposta em diversos fóruns, na Câmara e que deve ser uma das suas propostas para todo o Estado, caso chegue a AL. Aliás, o governo do Paraná, através da Comec, implantou a tarifa zero em Quatro Barros e estuda a viabilidade em outras cidades.

CURIOSIDADES

jornalista Herivelto OliveiraPara quem acompanha o trabalho do jornalista Herivelto Oliveira, vale comentar algumas curiosidades da sua vida pessoal. Ele é baixista e vocalista da Banda Som na Chapa. Herivelto também é adepto das corridas e, não raro, é reconhecido no Parque Barigui, seu local preferido para a prática desse esporte. Ele é empreendedor e atua ainda como professor e palestrante. Em 2021, por conta do próprio Brasil de Cor, iniciou um curso de Mestrado da Universidade Federal do Paraná, onde estuda a presença dos negros na televisão brasileira, especialmente nos telejornais. “Temos muitos negros que são referência nas suas áreas de atuação, mas que não furam a bolha das pautas das redações. Curioso e triste, daí que me propus a fazer esse estudo”, conclui. Tem ainda dois livros de biografias publicados: a história do empreendedor Salomão Soifer, fundador do Shopping Mueller e a saga do desportista Joel Krieger, em Suba, Nade, Corra e Pedale e aproveite a paisagem. Escrever livros é outra atividade, aliás, que tem tudo a ver com o jornalista, já que contar histórias é o ofício de todo profissional de comunicação.

SERVIÇO

BRASIL DE COR – youtube.com/brasildecor

FACEBOOK – Facebook.com/heri.oliveira

INSTAGRAM – @herivelto.vereador

CONTATO – 41 999172344

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo