O que sua loja precisa para entrar no e-commerce em 2023
Artigo por Claudio Dias, CEO da Pagolivre
O comércio eletrônico, ou e-commerce, é a comercialização de produtos ou serviços pela internet. Esses modelos de vendas englobam múltiplos canais e, com certeza, dispensam apresentações. De acordo com estudo feito pela Nuvemshop, as PMEs, no e-commerce, tiveram um crescimento de 17% com faturamento de R$ 2,7 bilhões (reais).
O processo básico sempre será o mesmo, o cliente entra na loja virtual, efetua a compra, o pedido é analisado e cobrado, após o cliente efetuar o pagamento, seu pedido é separado, embalado e enviado, ou seu serviço é programado e agendado para o envio. Mas para garantir a competitividade neste mercado digital e ter sucesso, é importante se inteirar das suas particularidades.
Para isso, seguem algumas tendências que não podem faltar no seu e-commerce em 2023:
- Chat online e estratégia omnichannel: essas ferramentas visam ajudar a comunicação com o consumidor e a integrar todos os canais de comunicação da empresa, dando uma experiência positiva para o cliente e fortalecendo sua marca;
- Forte presença do celular durante a compra: invista em processos seguros para o cliente, além da melhoria na versão mobile do seu e-commerce, trazendo uma facilidade para o cliente realizar a compra;
- Social media shopping e ampliação da função das redes sociais: não é segredo que as redes sociais vêm tornando os negócios mais rentáveis. Com essa visão, o diferencial para o seu comércio será trazido por meio das funcionalidades de compra e venda;
- Programas de economia por recorrência: nesse modelo, o cliente recebe produtos escolhidos com periodicidade pré-estabelecida. Ao optar por esse serviço, o consumidor demostra confiança;
- Segurança nos meios de pagamento: uma das etapas mais importantes é a de cobrança e pagamento, e para isso o consumidor deve ter meios de pagamentos seguros para finalizar o seu pedido sem medo de fraudes.
Com a tecnologia na palma da mão, oferecer facilidade para o consumidor é a chave para manter um alto nível de aprovação e fidelização do cliente, por isso, invista em funções que melhorem a experiência do seu cliente ao máximo, tornando a jornada de compra simples, amigável e rápida, como anúncios pagos, chatbots, aplicativos e otimização das páginas para celular. Dessa forma, você conseguirá manter seu e-commerce preparado para as tendências de 2023, dando maiores chances para sua empresa prosperar, fidelizar a clientela e aumentar os lucros.
*Claudio Dias, formado em Matemática na FMU e Gestão Empresarial na FGV, acumula mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e inovação. Foi fundador da Gopay e é CEO da Pagolivre, especializada em meios de pagamento e recorrência.