Educação

Obras de arte são usadas para ensinar crianças sobre novas e antigas brincadeiras

Com a proposta de apresentar às crianças que por meio da arte é possível conhecer novas brincadeiras, e ainda, conversar em família a respeito das brincadeiras que tinham na infância, professoras da Escola Municipal João Leopoldo Jacomel, do Weissópolis, criaram o projeto “Brincando e aprendendo com as obras do Ivan Cruz”.

A ideia foi desenvolvida em conjunto pelas educadoras da Educação Infantil: Adriana Pereira Ribeiro, Deyse Leithardt Cezar Pires, Sandra Cristina Eineck Pimentel dos Santos, Thaís Duarte de Pauli e Viviane Azevedo Asth. Na atividade, foram escolhidas as obras do artista Ivan Cruz, pois o trabalho dele ajuda os pequenos a resgatar as brincadeiras e brinquedos, possibilitando novas experiências, criatividade e imaginação, contribuindo para continuar a brincar e incentivando as criações.

Os alunos conheceram algumas obras em tela do artista e brincadeiras antigas: Bola de Gude, Puxando lata, Perna de Pau, Rolando Aro, Pé de lata e Currupio. O objetivo foi motivar as crianças sobre novas e antigas brincadeiras, mostrando que através da arte é possível conhecer e aprender. A atividade também incentivou os alunos a pintarem e recordar imagens de alguns dos trabalhos dele.

Brincando e aprendendo com as obras do Ivan Cruz
foto divulgação

Envolvidos também no processo, para os pais foi um momento para reviver as lembranças da infância e as brincadeiras que mais gostavam, gerando uma interação nas famílias. A mãe do pequeno Lohan Tardiolle, de 6 anos, Amanda Gracieli Tardiolle, foi uma das que participou e parabenizou a iniciativa. “Achei essa atividade maravilhosa, pois revivi lembranças e experiências que as crianças não passam hoje, afinal, não tem mais estes tipos de brincadeiras. Os pais tiveram a oportunidade de falarem das suas brincadeiras. Na minha época tinha bets, telefone sem fio, cama de gato. O meu filho ficou muito curioso, me encheu de perguntas e queria que contasse tudo. Sem dúvida esse foi um trabalho diferenciado da escola. Só tenho elogios a fazer. O bloco de atividades com essa das brincadeiras foi um dos melhores, aprendemos bastante. Foi uma iniciativa muito inteligente”, parabenizou a mãe.

Tão importante quanto recordar as brincadeiras, a ideia tem diferentes pontos que são positivos e se destacam, diz uma das idealizadoras do projeto, a professora Thaís Duarte de Pauli. “Acreditamos que o ponto principal é que utilizando as lembranças infantis, acabamos inserindo os pais no brincar, e com isso, de forma pontual apresentamos a essência desta ação na Educação Infantil, que tem como objetivo desenvolver competências básicas, pré-requisitos para a alfabetização, como equilíbrio, coordenação motora grossa e fina, espaços aos pintar, linguagem, entre outros”, enfatizou a professora.

Ivan Cruz

É um artista conhecido por retratar em telas as diferentes brincadeiras antigas das crianças. Seus trabalhos exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso, encantam a criançada e trazem aos adultos a nostalgia da infância.

Conheça o trabalho do artista, acessando o site www.ivancruz.com.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo