fbpx
Geral

Obras do complexo alimentar do Capanema estão adiantadas

Estão em fase avançada as obras do novo Armazém da Família Capanema e do Espaço Social do Mesa Solidária, sob o Viaduto Capanema, no bairro Jardim Botânico.

Os dois espaços somados ao Restaurante Popular do Capanema que já funciona no lado oposto do viaduto integrarão o inédito complexo de segurança alimentar da Prefeitura na região, que será referência em alimentação saudável e solidariedade.

São 661,66 m² de área construída, sob a coordenação do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, com o investimento de R$ 1.728.810,14.

A previsão é de que as obras dos dois espaços, que ficam lado a lado, sejam concluídas no primeiro semestre de 2022.

Com a intervenção, a Prefeitura progride nas ações de qualificação da região da Rodoferroviária de Curitiba e do Mercado Municipal, além de fortalecer as estruturas de atendimento à população menos favorecida.

“O local, onde antes pessoas em situação de risco e usuários de drogas permaneciam de forma insalubre, está florescendo para a vida, para a vida de uma cidade que tem respeito por todas as pessoas, em especial, as mais vulneráveis”, destaca o prefeito Rafael Greca.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, fala da importância da intervenção para a cidade.

“É mais uma obra do município que transforma um vazio urbano num equipamento a serviço da população que mais precisa”, diz.

Armazém da Família

O Armazém da Família Capanema será o 35º equipamento do gênero administrado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional na cidade.

Os armazéns vendem alimentos e itens de higiene e limpeza em média 30% mais baratos que os mercados comuns.

Com 340 m² de área construída, o espaço contará com amplo ambiente para a comercialização dos produtos, sala para serviços administrativos, banheiros, vestiários e refeitório para os funcionários, área de recebimento de material e depósito.

A estrutura de concreto está finalizada, janelas e portas foram instaladas e os serviços de instalação elétrica estão concluídos.

As equipes trabalham agora nos acabamentos do interior.

Faltam a instalação das luminárias, da porta elétrica que dará acesso ao depósito, das grades de metal na lateral do prédio, pintura interna, além do estacionamento para veículos na parte frontal. Os serviços para implantação do estacionamento começam nas próximas semanas.

complexo capanema
Complexo alimentar: obras prontas no primeiro semestre do ano que vem. FOTOS LUIZ COSTA-SMCS

Espaço Social

Já no Espaço Social, cuja área construída é de 320 m², as equipes também estão trabalhando nos acabamentos internos, faltando a instalação dos equipamentos da cozinha, pintura e do estacionamento.

O Espaço Social Capanema terá cozinha e salão de refeições com 80 lugares para pessoas em situação de risco atendidas pelo Mesa Solidária, o programa da Prefeitura e parceiros para garantir alimentação de qualidade em lugares dignos a pessoas socialmente vulneráveis.

A previsão é que o Espaço Social do complexo do Capanema receba, diariamente, cerca de 500 pessoas, que terão acesso a café da manhã, almoço e jantar.

O local contará, logo na entrada, com pias para higienização das mãos, espaços para guarda-volumes, banheiros, área de serviço, área administrativa, vestiário para os funcionários, depósito de resíduos e casa de gás.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo