Obra rua Olga Balster, binário com a rua Nivaldo Braga foto daniel castellano-smcs
O que é transtorno temporário para moradores e motoristas também é construção de futuro para a cidade.
As obras que hoje alteram a rotina vão tornar o trânsito local mais fluído e melhorar os deslocamentos do transporte coletivo na região.
Somadas, às intervenções nos bairros Tarumã, Capão da Imbuia e Cajuru chegam a R$ 290 milhões em investimentos, em uma área de abrangência de 5,7 km².
Além do avanço na qualidade da mobilidade para quem mora em Curitiba e Região Metropolitana, os donos dos imóveis nas áreas impactadas ainda serão compensados com a valorização das propriedades.
Estudos mostram que os preços dos imóveis sobem em média 30% em locais que recebem nova infraestrutura urbana.
As obras de mobilidade nos três bairros estão alinhadas ao compromisso da Prefeitura pelo zelo de Curitiba.
No futuro próximo, são essas mudanças que vão permitir revisões da classificação viária das ruas dos bairros, o que tem impacto no zoneamento e na legislação do uso do solo.
Essas diretrizes induzem o desenvolvimento urbano e a mudança de usos, com a liberação para a instalação de diferentes tipos de empresas, por exemplo.
Nos últimos meses, a região tem recebido obras de diferentes programas de financiamento. No viaduto do Tarumã, com o alargamento da estrutura e novas alças de acesso para fluxo de veículos entre Curitiba, Pinhais, regiões norte e sul via Linha Verde, as obras são executadas pela Trail Engenharia, com recursos do Tesouro Municipal, no valor de R$ 93 milhões.
Um pouco mais adiante, na altura das ruas Nivaldo Braga e Olga Baster, O Betacem realiza as intervenções da requalificação das vias para a formação de um binário, dentro do financiamento do New Develpment Bank (NDB) para o Ligeirão Leste-Oeste. São mais R$ 56 milhões em investimentos.
Na continuidade da Avenida Maurício Fruet, próximo à Rua da Cidadania do Cajuru, a mesma empresa iniciou as obras dos Lotes 4.1/4.2, para a requalificação da canaleta do ônibus, ruas do entorno, novas estações e reformas dos terminais Vila Oficinas e Centenário, por R$ 64 milhões.
Para a adequação do itinerário do Inter 2 será implantada uma faixa exclusiva para ônibus na Victor Ferreira do Amaral, até a divisa com Pinhais. 4
Ali, parte do Lote 4 do Novo Inter 2 já está em execução pela Castilho Engenharia, pelo valor de R$ 75 milhões, pagos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto prevê ainda ciclofaixa e novo paisagismo.
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