Paraná
Oito mortes por afogamento no início da temporada
Oito pessoas morreram afogadas no litoral do Paraná e os bombeiros procuram o corpo do menino de 12 anos que se afogou entre a Praia Grande I e a Praia Grande II, em Matinhos. O Corpo de Bombeiros orienta que os banhos sejam sempre em locais protegidos por salva-vidas, não beber e nem entrar na água após a ingestão de alimentos pesados, obedecendo à máxima “água no umbigo, sinal de perigo”.
Você pode encontrar 3 cores de bandeira em uma praia:
- A bandeira verde informa que se pode nadar e tomar banho com poucos riscos e assistência disponível de guarda-vidas, mas sempre cumprindo as regras de segurança e recomendações para o local.
- A bandeira amarela indica a presença de correntes marítimas fortes e significa “atenção”. Quer dizer que o mar está ruim e que não é recomendado nadar neste local, mesmo com a presença dos guarda-vidas.
- A bandeira vermelha mostra que o mar está perigoso e que se deve evitar nadar e até mesmo entrar na água. O local segue monitorado pelos guarda-vidas.
Desta forma, se você encontrar uma bandeira vermelha na praia, não entre na água!
SE NÃO SOUBER NADAR
Se o guarda-vidas informar que a praia é tranquila e você decidir entrar no mar, certifique-se de que ele dá profundidade e fique sempre na parte rasa.
Sabe aquela história de água no umbigo, sinal de perigo? Pois bem, nunca ultrapasse essa profundidade, o ideal é evitar que a água chegue no umbigo.
Tente sempre entrar no mar acompanhado, mesmo quando ficar na parte rasa. Se algo ocorrer a uma das pessoas, a outra pode buscar socorro.
Além disso, nunca confie em boias, objetos flutuantes e pranchinhas: eles transmitem uma falsa segurança.