fbpx
Empreendedorismo

Na CMC, iCities convida para Smart City Expo Curitiba 2024

O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária desta segunda-feira (11), o diretor de relações governamentais da organização iCities, Roberto Marcelino. A convite do vereador Tico Kuzma (PSD), ele confirmou a realização do Smart City Expo Curitiba neste mês, de 20 a 22 de março.  Essa será a quinta vez consecutiva que a cidade receberá o evento, atraindo gestores públicos de primeiro escalão, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Em 2024, a Smart City Expo Curitiba lançará a premiação “Brazilian Awards”, que irá reconhecer e valorizar o trabalho das cidades que estão implementando projetos sustentáveis e inovadores no Brasil. “Serão, ao todo, distribuídos 15 prêmios nas áreas de transformação digital, mobilidade inteligente, equidade social, sustentabilidade e City Awards”, explicou Roberto Marcelino. “Teremos ainda a presença de governadores e prefeitos de diversas capitais do Brasil”, disse.

O evento é realizado desde 2018 em parceria com a Fira Barcelona, organizadora do congresso mundial de cidades inteligentes chamado Smart City Expo World Congress. Ao todo, já foram realizadas 30 edições do evento em mais de 15 países pelo mundo. “Este ano teremos em Curitiba 80 empresas expositoras do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Ásia. Ainda contaremos com vários painéis e palestras com uma seleção de especialistas nacionais e internacionais na temática de Smart Cities”, contou Marcelino.

Para Roberto Marcelino, diretor de Relações Governamentais e fundador da iCities, o evento é um legado que está sendo deixado para Curitiba, porque essa é “uma cidade que pensa de forma inteligente”. “Reitero o convite à população para participar do evento. Os números cresceram muito nos últimos anos. Vamos para a quinta edição com uma expectativa de mais de 20 mil pessoas passando pelo evento. Recebemos também a confirmação de diversas comitivas internacionais, como as de Portugal, Paraguai, Espanha, Argentina e México”, finalizou.

Curitiba foi “a cidade mais inteligente do mundo” em 2023

No ano passado, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participou da 12ª Smart City Expo World Congress 2023, realizada em Barcelona, Espanha. Na oportunidade, o vereador Marcelo Fachinello (Pode) integrou a comitiva curitibana no evento, que marcou a entrega de uma premiação para a capital paranaense. Curitiba foi escolhida como a Cidade Mais Inteligentes do Mundo, em uma lista que incluiu Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).

Mas, afinal, o que é o iCities?

O iCities – The Smart Cities é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de soluções inteligentes para cidades.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo