Segurança

Operação Safra Segura segura balanço das ações

O Governo do Estado divulgou o balanço final da Operação Safra Segura, que teve como objetivo melhorar as condições de trabalho e saúde dos caminhoneiros, além da segurança nas rodovias, com orientações e fiscalizações aos condutores dos veículos de carga.).

A Coordenadoria de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP) comandou as ações que ocorreram entre março e abril deste ano, justamente no período mais intenso do escoamento da safra de soja, totalizando 29 dias de atuação, com média de 60 integrantes dos diversos órgãos e instituições empregados diariamente em doze pontos estratégicos em todo o Estado.

“Acredito que a operação teve uma visão acolhedora, de aproximação e de apoio a esse importante segmento em razão do transporte da safra. A integração das forças e das demais instituições foram de extrema importância para que obtivessem bons resultados e segurança nas estradas”, destacou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Na área de fiscalização, o DER-PR contou diariamente com quatro agentes e funcionários terceirizados abrangendo operações de pesagem por balança na PR-160 e fiscalização por nota fiscal na PR-182.

Foram 394 veículos fiscalizados sem excesso e 41 autuados por excesso de peso, gerando um total de R$ 96.554,45 em multas e notificações. As ações da Polícia Militar e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) resultaram em vistoria de 4.163 veículos e 924 infrações.

A PRF estimou uma queda de 8% do total de acidentes nas estradas federais do Estado do Paraná nesse período, em comparação com o ano passado (de 1.211 para 1.114).

O órgão fiscalizou 3.598 veículos com abordagem e aproximadamente 594 Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico foram recolhidos virtualmente. Já a Adapar fez a fiscalização sanitária e fitossanitária, resultando em 661 atividades executadas ao longo do período, o que ajuda a garantir a qualidade da produção agrícola paranaense.

“O objetivo principal era a prevenção de acidentes, orientação e apoio aos motoristas e isso foi uma ação muito efetiva, de sucesso. O apoio de todas as instituições participantes resultou em ações positivas, além da redução de acidentes de trânsito, com e sem vítimas”, explicou o chefe da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Saulo de Tarso Sanson Silva.

 

Além da distribuição de preservativos e materiais educativos, foram aplicadas 437 doses de vacinas (Covid-19, dupla adulto, tríplice viral, febre amarela, hepatite B e influenza) e 400 testes rápidos e 785 de glicemia e de verificação de pressão arterial.

“A rotina de trabalho dos caminhoneiros muitas vezes se torna uma barreira para o acesso aos serviços de saúde. Por esse motivo, ações como esta, desenvolvidas pela Operação Safra, são extremamente positivas para manter em dia a saúde desses trabalhadores que desempenham um papel fundamental para todo o Estado do Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ainda como parte da operação, o Corpo de Bombeiros atuou em apoio com a Secretaria da Saúde com emprego de bombeiros militares e ambulâncias em determinados pontos, com postos de comando para atendimento e acolhimento dos motoristas.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) ajudou com educação para os motoristas e acompanhamento da situação da saúde deles.

“Foi bastante oportuno para o departamento, pois trouxe informações no nosso processo de avaliação dos motoristas”, disse Adriano Furtado, diretor-geral do órgão.

SAFRA – A produção da safra 2022/2023 no Paraná pode atingir 47,12 milhões de toneladas em uma área de 10,84 milhões de hectares, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A produção de soja será recorde: espera-se que sejam produzidas 22,37 milhões de toneladas em 5,76 milhões de hectares. A área já está 99% colhida.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

17 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

17 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

17 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

17 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

18 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

18 horas ago