Educação

Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde selecionam projeto de Ciência Cidadã da UFPR na categoria inovação

O protocolo de alimentação do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), desenvolvido pela equipe coordenada pela professora Luciana Schleder Gonçalves, foi um dos 21 projetos nacionais selecionados  para o Eixo II: Educação Permanente em Alimentação e Nutrição na APS para compor o Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (LIS A&N na APS).

A iniciativa é da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

O projeto “Disponibilidade de alimentos em escolas públicas do Paraná e a alimentação saudável: uma experiência baseada em ciência cidadã” é considerado uma inovação no desafio de inclusão da saúde neste trabalho em conjunto entre sociedade e instituições de ensino no fomento do incentivo à ciência.

Durante o ano de 2024, professores e alunos de escolas públicas do Estado do Paraná vão participar da coleta de informações sobre os alimentos disponibilizados nas escolas públicas para que sejam feitas análises e ações de promoção de hábitos saudáveis das crianças, por meio de um trabalho em conjunto que pode fomentar novas políticas públicas.

As boas práticas estão disponíveis no site www.piccce.com.br para a iniciação de forma suave, leve e instigante da ciência cidadã.

O PICCE

O Programa tem o apoio financeiro da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária, e permite a construção de um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) na área de Educação para a Ciência, com a meta de estruturar uma Rede Paranaense de Pesquisadores e Instituições com atuação na área de Divulgação e Popularização da Ciência.

Redação JBA Notícias

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