Oriente Médio é parte do caminho da Orbital rumo à inovação
A Orbital, empresa com DNA inovador, tem como objetivo internacionalizar a criatividade brasileira e começará sua missão pelo Oriente Médio.
Em mais um projeto ousado, a Orbital, empresa brasileira focada em inovação, redefine as fronteiras tecnológicas ao escolher Dubai como ponto de partida para sua expansão internacional. Enquanto muitas startups miram nos Estados Unidos e na Europa, a Orbital identifica nos Emirados Árabes o epicentro ideal para ressignificar o “brazilian way to think”, um jeito criativo, inovador e ágil, consolidando a empresa como um dos principais fornecedores de tecnologia, eficiência e produtos customizados.
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, têm investido abundantemente em infraestrutura tecnológica. A cidade abriga zonas francas dedicadas à tecnologia, startups, pesquisa e desenvolvimento, o que atrai empreendedores e empresas inovadoras. A Orbital selecionou a IFZA (International Free Zone Authority), umas das zonas francas que é um hub para mais de 22 mil empresas, para iniciar esta jornada. Com 10 mil brasileiros vivendo em Dubai, a cidade torna-se um ponto estratégico. Vinicius Luiz, um dos fundadores da Orbital, revela que a decisão estratégica de eleger Dubai como ponto de partida para sua missão internacional foi catalisada por uma missão no Oriente Médio, onde os sócios tiveram a oportunidade de levar a sua paixão pela inovação para uma cidade já reconhecida por sua arquitetura deslumbrante e avanços tecnológicos.
Evidência disso, é que a Coreia do Sul, um dos principais polos tecnológicos em nível global, mesmo com forte base tecnológica, busca fornecedores de tecnologia em Dubai por razões estratégicas e econômicas. Além da já citada localização, a busca por fornecedores em Dubai é parte de uma estratégia de diversificação que busca evitar dependência excessiva de um único mercado, facilitando a movimentação de bens e serviços entre a Ásia, o Oriente Médio e outros mercados globais.
“A instalação da Orbital no Oriente Médio, denominada Orbital Middle East, na IFZA, em Dubai, será um laboratório de inovação. Lá, exploraremos uma jornada moderna e dinâmica, para que as empresas não percam as oportunidades de modernizar processos internos, gestão e, acima de tudo, incorporar tecnologia e inovação em tudo que fazem”, destaca Vinicius Luiz.
A empresa, que já conquistou sucesso no Brasil, e conta com uma cartela de clientes como Volvo, Polishop, entre outros, promete também transformar ideias, desde as mais simples até as mais ousadas, em realidade. Wallace Erick, Diretor de Tecnologia e sócio fundador da Orbital, afirma: “Muitos clientes chegam até nós com ótimas ideias, mas não conseguem executá-las pela falta de conhecimento técnico e com isso, muitos projetos são perdidos e o que queremos é proporcionamos às empresas a expertise em tecnologia que elas podem não ter, e é isso que estamos levando para Dubai”.
“O estabelecimento da Orbital nos Emirados Árabes demonstra o potencial de o Brasil agregar mais valor nas relações econômico-comerciais com os países árabes. A partir de Dubai, a Orbital Middle East poderá auxiliar empresas emiráticas – e eventualmente de outras regiões, como África – em seu processo de inovação e transformação digital; isto é, conhecimento brasileiro aplicado para solucionar desafios do dia a dia desses países, tais como meios de pagamentos digitais, blockchain, web3, sustentabilidade, (in)segurança alimentar, escassez de água, entre outros.”, comentou Leonardo Machado, representante do departamento de Negócios Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Ao oferecer uma gama completa de serviços tecnológicos, a Orbital se destaca como uma “all-in-one tech provider” e atua como um parceiro estratégico para empresas que buscam inovação e eficiência em diversas áreas. Seja na implementação de soluções tecnológicas, no desenvolvimento de software personalizado, na criação de produtos digitais inovadores, na análise profunda de dados para embasar decisões ou na condução de projetos de transformação digital. “A Orbital se posiciona como uma parceira versátil e adaptável” enfatizam os sócios.
Eduardo Pimenta comenta que olha para o Oriente Médio como um caldeirão de inovação e um epicentro para negócios globais. “ Estou animado e ansioso para conectar o modo ágil e inovador do pensamento brasileiro, e da Orbital, com as dinâmicas únicas dos países árabes.” Hoje, Eduardo atua como membro da equipe de ideias e negócios da Orbital e assumirá a posição de Country Manager em Dubai e da Orbital Middle East.
Com isso, o escritório em Dubai, marca o primeiro passo na internacionalização dos projetos da empresa. Agora em 2024, a instalação estará estabelecida e operando, solidificando a posição da Orbital como uma empresa global. “Em poucos anos já conquistamos prêmios, vencemos concorrências e participamos de missões internacionais e esse é só o começo” – finaliza Vinicius Luiz.
Saiba mais: A Orbital surge em 2019 como uma software house, com Wallace Erick. Em 2020, logo após uma interação com Vinicius Luiz, amigo e ex-colega de trabalho, para criar um jogo interativo e despretensioso para um chá revelação que, sem imaginar, a brincadeira foi tão assertiva que ali surgia um produto e uma nova empresa. Foi ali que Vinicius e Wallace enxergaram uma oportunidade não explorada no mercado e o jogo virou negócio. Os dois resolveram unir suas paixões por construir projetos, Vinicius entra para a Orbital e evoluem o conceito principal da empresa com a ideia de ajudar empresas e empreendedores a tirarem seus projetos e ideias do papel de maneira rápida, personalizada e acessível. Hoje, a Orbital é uma “all-in-one tech provider”, uma empresa comprometida em democratizar a tecnologia, criando soluções que transcendem as expectativas convencionais. Com um objetivo claro em mente – capacitar empresas a enfrentar o futuro com confiança. A empresa está redefinindo o jogo no cenário tech levando inovação direto para as empresas de uma forma revolucionária, redesenhando o futuro e reinventando o convencional. Link