Oriovisto diz que PEC 45 vai provocar aumento nos serviços e na agricultura
O líder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães, voltou a cobrar em plenário, na sessão desta quarta-feira (17/5), que o Senado comece a discutir a reforma tributária, e criticou a PEC 45/2019, defendida pelo governo Federal. Segundo o líder, a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), imposto único previsto na proposta, vai provocar um aumento brutal dos tributos, especialmente no setor de serviços e na agricultura: “Talvez, o único setor que se beneficie um pouquinho seja a indústria”.
Para o líder, a PEC do governo, ao propor a taxação dos setores com 25% ou 27%, vai desaguar na alta de alimentos, planos de saúde, universidades, porque, de acordo com ele, a tributação não será igual para todos: “Olha que estupidez! O Estado vai ter que recolher esses impostos, administrar um fundo, localizar nome, CPF de todo mundo que é pobre no Brasil e devolver uma parte para eles “
Oriovisto destacou ainda que, com a alta provocada na agricultura, os mais pobres serão prejudicados com alimentos mais caros: “Para o rico, se o caviar ou o queijo suíço ficarem um pouco mais caros, não vai fazer a menor diferença; para o pobre, vai fazer toda a diferença do mundo. E ele não vai ter como esperar essa devolução. É uma tristeza o que vem pela frente com essa reforma”.
O líder é autor da PEC 46/2022, que não aumenta a carga tributária e simplifica a cobrança de impostos.
Veja o vídeo: https://oriovistoguimaraes.com.br/oriovisto-diz-que-pec-45-vai-provocar-aumento-nos-servicos-e-na-agricultura/