fbpx
Turismo

Os 5 destinos mais procurados para ver a aurora boreal

Ter a chance de visualizar uma aurora boreal é um sonho possível de se tornar realidade para quem pesquisa muito e escolhe destinos com maior incidência do fenômeno. A aurora boreal pode ser vista nos países do Círculo Polar, principalmente na Islândia, Groelândia, Noruega, Suécia, Rússia, Canadá e no Alaska, nos Estados Unidos.

O brasileiro Marco Brotto, conhecido internacionalmente como O Caçador de Aurora Boreal, há mais de 10 anos faz expedições em busca das luzes do norte e detém uma marca impressionante, 100% de visualizações em todas as viagens. O segredo do sucesso de Brotto é um só: a ampla experiência que possibilitou o mapeamento dos melhores lugares.

“A localização na terra não interfere na força da aurora , em como estará a aurora ou nas cores. Para ver temos que estar dentro da zona auroral, próxima do círculo polar, além disso existem muitos microclimas que deixam o céu limpo e sem nuvens. Lembrando que nuvens são as inimigas número 1 de quem quer ver a aurora boreal”, afirma.

Brotto fez um mapeamento completo dos lugares para ver a aurora boreal com os detalhes de cada região, como capilaridade das estradas e rede hoteleira. “Tenho uma lista repleta de locais com maior incidência e sempre recomendo estes lugares. São locais onde a visualização tende ser certeira e que valem a pena investir”, destaca. Confira a seleção do Caçador de Aurora Boreal:

Estados Unidos

Aurora Boreal no Alaska, Estados Unidos Marco Brotto
Aurora Boreal no Alaska, Estados Unidos
Marco Brotto

Fica na cidade de Fairbanks, no Alaska, um dos melhores lugares para visualizar a aurora boreal, mesmo estando abaixo do círculo polar. “O céu é muito limpo e a locomoção é excelente. O grande desafio para quem escolhe Fairbanks são as temperaturas congelantes”, conta Brotto.

Islândia

Aurora Boreal na Islândia Marco Brotto
Aurora Boreal na Islândia
Marco Brotto

Toda a Islândia está abaixo do que Brotto chama de “trilho da aurora boreal”. Segundo ele, Reykjavik é um desafio pela falta de estradas e a instabilidade do clima, porém a visualização é indescritível.

Noruega

Aurora Boreal na Noruega Marco Brotto
Aurora Boreal na Noruega
Marco Brotto

A cidade de Tromsø é conhecida como a capital europeia da aurora boreal. A rede hoteleira é muito boa e a capilaridade das estradas é excelente. “O desafio maior são as longas temporadas de clima fechado”.

Canadá

Aurora Boreal no Canadá Marco Brotto
Aurora Boreal no Canadá
Marco Brotto

 

Churchill é a capital do Urso Polar e é também um lugar incrível para ver a aurora boreal. “É uma viagem árdua, com poucas estradas, estrutura pequena e temperaturas muito baixas. Cheguei a presenciar -46ºC, mas vale a pena”.

Finlândia

Aurora Boreal na Lapônia Marco Brotto
Aurora Boreal na Lapônia
Marco Brotto

A Lapônia é a terra do Papai Noel e também um lugar especial para ver as luzes do Norte. Na cidade de Rovaniemi a possibilidade de deslocamentos extensos e diretos é um fator positivo, o lado negativo são os longos períodos de céu fechado, em razão das nuvens que vem do Báltico ou da Sibéria, e as temperaturas próximas dos -30ºC. “Recomendo muito, é uma experiência completa tanto por ser a terra do Papai Noel, quanto pela aurora boreal”, finaliza.

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo