Empreendedorismo

Palestras com empresários de tecnologia marcam início do Programa Renova TIC no Paraná

Iniciativa do Sebrae/PR visa impulsionar inovação e competitividade no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação com workshops, webinars e consultorias especializadas

Empresários de micro e pequenas empresas reuniram-se na noite desta quarta-feira (24) para participar do evento on-line que marcou o início do Programa Renova TIC no Paraná. Durante a transmissão, empreendedores e interessados no tema receberam conteúdos sobre estratégias e perspectivas para impulsionar negócios em busca de destaque no mercado de tecnologia.

Dois palestrantes compartilharam suas vivências. Carlos Alberto Jayme, da empresa de software CINQ/CI&T, apesentou sua visão para os empresários de micro e pequenas empresas de tecnologia. Por sua vez, Leandro Rosa dos Santos, vice-presidente de inovação da Positivo Tecnologia, compartilhou sua experiência.

O Renova TIC é uma nova iniciativa do Sebrae/PR para fortalecer a competitividade e incentivar a inovação no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A ideia é que o Programa tenha um impacto positivo no crescimento das empresas inovadoras.

No início da transmissão, César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, destacou a necessidade de conectar as diversas instituições do Paraná para criar um cenário integrado. Segundo ele, é necessária colaboração para um planejamento de médio e longo prazo, prevendo ações para os próximos cinco ou dez anos. Ele incentivou os empresários para acompanhar as ações, não só do Sebrae, mas também de outras instituições do ecossistema para garantir essa integração.

“Precisamos identificar quais são as competências das nossas empresas, entender para onde o mercado está se direcionando e adaptar-nos às mudanças que o mundo exige ao longo do tempo. Gostaria que este Programa fosse um primeiro passo, que mantivéssemos essa visão de longo prazo. Existem muitas oportunidades. O Estado do Paraná é altamente competitivo”, enfatizou.

Confiança no time
Para Carlos Alberto Jayme, a maior lição aprendida ao liderar uma empresa de tecnologia e inovação como a CINQ/CI&T é a importância de ter um propósito contagiante e cuidar bem da relação com as pessoas, incluindo colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Segundo ele, o conceito fundamental é que empresas são, no final das contas, feitas de pessoas que atendem a outras pessoas.

Carlos Alberto Jayme, da empresa de software CINQ/CI&T, apresentou sua visão para os empresários de micro e pequenas empresas de tecnologia. Foto: Beatriz Mendes Jayme.

“Devemos nos colocar no lugar do cliente, do colaborador, do fornecedor. Quanto ao propósito contagiante, isto gera um senso de direção em todos, alinhando os times. No caso da CINQ, o propósito era fazer software com competência, inovação e qualidade para o mundo, exportar para vários países, e isso se mostrou importante em vários momentos de nossa história”, disse ele.

Para o empresário, manter uma cultura de inovação na empresa está diretamente relacionado ao investimento na confiança da equipe.

“Formar lideranças que se engajem com o crescimento das pessoas e da empresa. Ter uma cultura de transparência, clareza na comunicação e saber ouvir com atenção as pessoas. A cultura é formada por exemplos que ocorrem no dia a dia, pelas atitudes dos sócios, dos líderes, das pessoas que fazem parte do time”, acrescentou Carlos.

Como o setor de tecnologia é muito dinâmico, com um cenário em constante evolução, Carlos fez uma analogia comparando os empresários do ramo a surfistas que devem aproveitar as ondas em um mar de oportunidades.

“No entanto, há algumas que não se pode perder, como foi o caso da microinformática, da web, do e-commerce, do mobile, das redes sociais e, agora, do tsunami da Inteligência Artificial generativa. Todas essas ondas apresentam oportunidades incríveis de crescimento para quem estiver com sua prancha preparada. Nosso setor exige estudo, experimentação e aprendizado constante”, ponderou ele.

Acesso à tecnologia
Leandro Rosa dos Santos, vice-presidente de inovação da Positivo Tecnologia, contou a história da empresa brasileira de tecnologia que nasceu no Paraná como Positivo Informática em 1989. Segundo ele, a tecnologia tem o poder de melhorar a vida das pessoas e das organizações, tornando-as mais inteligentes e eficientes. O espírito inovador da Positivo foi crucial para o seu sucesso.

“A empresa fez com que milhares de brasileiros tivessem acesso à tecnologia. Nos últimos anos, houve uma iniciativa do governo brasileiro para promover a transformação digital, oferecendo benefícios para a população, e nós estávamos inseridos como empresa. Acreditamos que podemos crescer a partir dos desafios, colocando o cliente no centro do nosso foco, especialmente aqueles que normalmente não têm acesso a certos recursos e serviços que buscamos oferecer”, concluiu Leandro.

Conheça o programa
O Renova TIC oferece informações para aprimorar os empreendimentos, incluindo modelagem de negócios, estratégias de marketing e vendas, uso de tecnologias, gestão de investimentos, desenvolvimento de equipes e liderança, além de oportunidades de internacionalização. O Programa inclui workshops presenciais, webinars técnicos para gestão e inovação, consultorias especializadas e conexões com o ecossistema regional e as redes do setor de TIC.

A programação dos workshops do Renova TIC está prevista para ocorrer até outubro deste ano. O primeiro workshop, sobre Inovação, está marcado para o dia 4 de maio. Em 1º de junho, acontece o workshop sobre Produto. No mês de julho, no dia 6, é a vez do workshop sobre Negócios. O tema de Vendas será abordado em 3 de agosto, seguido pelo workshop de Marketing, em 14 de setembro. Para encerrar, o último workshop do ano aborda o tema de Gestão, no dia 5 de outubro. Todos os workshops serão realizados nas sedes do Sebrae/PR.

Os webinars têm uma programação distinta e começaram com uma série de dois dias sobre Inovação, em 24 e 25 de abril. O próximo webinar é sobre Produto, no dia 27 de maio. Para junho, o tema é Negócios, agendado para o dia 27. Em julho, o webinar sobre Vendas ocorre no dia 25, seguido pelo webinar sobre Marketing, em 29 de agosto. A série de webinars termina com o tema Gestão, em 26 de setembro, com a ressalva de que essa data pode ser alterada.

Redação JBA Notícias

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