São Paulo, agosto de 2023 – O Banco PAN (BPAN4) encerrou o segundo trimestre de 2023 com 26 milhões de clientes, avanço de 24% na comparação anual, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 191 milhões, em linha com o desempenho do 2T22. O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado foi de 11,2%.
A carteira de crédito do Banco PAN fechou o 2T23 em R$ 38,1 bilhões, aumento de 6% na comparação anual, sendo 92% do portfólio com garantias. Deste valor, 49% correspondem a operações de financiamento de veículos, que apresentou avanço de 23% se comparado ao segundo trimestre do ano passado, devido aos relevantes investimentos na experiência do usuário. No 2T23, o PAN ultrapassou 30% de market share na originação de motos, sendo o maior player do Brasil.
“Encerramos mais um trimestre com desempenho sólido e postura conservadora na concessão de crédito. Mantivemos nosso foco na originação de produtos colateralizados com margens crescentes, já precificando o aumento esperado da inadimplência. Nossa estratégia segue vinculada ao fortalecimento do engajamento e recorrência, investindo na experiência do usuário, com o aplicativo como principal pilar de integração dos diversos canais”, afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.
O nível de inadimplência acima de 90 dias fechou junho em 8%. Já a receita de serviços finalizou o trimestre em R$ 283 milhões e o volume transacionado foi de R$ 21,9 bilhões no período, com 65% da base de clientes ativa.
Produtos e serviços
O número de clientes com chaves PIX cadastradas no Banco aumentou para 7,6 milhões e o número de clientes com produtos de crédito contratados cresceu 21% na comparação anual, entre consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e Car Equity.
A operação da Mobiauto, marketplace de veículos do PAN, apresentou forte crescimento de receita no trimestre, de 71,5% na comparação anual, para R$ 18,7 milhões. O volume de carros anunciados avançou em 30% e o número de lojistas na plataforma saltou de 4,3 mil para 7,3 mil, no segundo trimestre. Já a Mosaico, com as marcas Buscapé e Zoom, teve um take rate de 7,1% e receita de R$ 49 milhões no período.
“Tivemos avanços importantes na experiência do usuário e seguimos com o compromisso de entregar uma plataforma completa de banking e consumo. Por isso, apostamos na diversificação de produtos de conta e transacionalidade, com serviços mais customizados, para proporcionar uma jornada cada vez mais fluida e inteligente”, complementa Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.
O Banco PAN anunciou a sua participação no Desenrola, programa de renegociação de dívidas do Governo Federal, como medida importante de apoio na organização financeira dos seus clientes.
Sobre o Banco PAN
O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 7,9 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.
Veranistas e moradores do Litoral do Paraná usufruem de mais uma atração do Verão Maior…
Com investimentos em pesquisa e inovação, novas obras e parcerias estratégicas, em 2024 o Instituto…
O cantor Luan Santana está confirmado como a atração surpresa na programação de grandes shows…
O iFood, empresa brasileira de tecnologia, consolida sua posição como um dos líderes no setor…
Uma polêmica envolvendo Elon Musk e apoiadores de Donald Trump tem gerado um debate acirrado…
O lançamento do ChatGPT em 2022 foi o pontapé para uma série de mudanças que…