Empreendedorismo

Paraná encerrou 2022 com alta de 4,4% no setor de serviços, aponta IBGE

O Paraná encerrou o ano passado com alta de 4,4% no setor de serviços. O comparativo é dos 12 meses de 2021 com o mesmo período de 2022. Na variação mensal, de novembro para dezembro, o crescimento foi de 0,4%, e no comparativo com o mesmo mês do ano passado, de 4,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (10).

O setor engloba turismo, transporte, hotelaria, academias, escolas de ensino, beleza, arquitetura, informática, técnicos especializados e telecomunicações (a lista completa está AQUI).

O turismo (hotéis, passagens aéreas, parques de diversões) encerrou o ano passado com crescimento de 27,8%, fruto de um ano inteiro dentro de um cenário de normalidade, distante da realidade de 2021, ainda no início da vacinação contra a Covid-19. Na passagem de novembro para dezembro, o crescimento do setor alcançou 2,2%, e em relação ao último mês de 2021 o aumento foi de 12,3%, um dos melhores resultados comparativos do País.

Os indicadores positivos do ano no Paraná também foram puxados por serviços prestados às famílias, como academias, hotéis e teatros (17,6%), serviços profissionais, como locação de automóveis, agências de publicidade e promoção de congressos (10,4%), transporte e serviços auxiliares (3,6%) e outros serviços, entre eles reparação e manutenção, aluguel de imóveis e atividades de apoio à agropecuária (0,7%).

Na passagem do mês, os destaques foram serviços profissionais, administrativos e complementares (15,5%), outros serviços (7,4%), serviços prestados às famílias (3%) e serviços de informação e comunicação (3,4%). As variações são de dezembro de 2022 com o mesmo mês de 2021.

RECEITA – Segundo o IBGE, a receita do segmento também aumentou no último ano, em 14,9%, enquanto a variação do mês registrou crescimento de 0,9%. No turismo, a receita advinda do aumento da movimentação cresceu 43,2% no ano e 3,3% no mês.

NACIONAL – Em dezembro de 2022, o volume de serviços no Brasil cresceu 3,1% frente a novembro. No acumulado de janeiro a dezembro de 2022, frente a igual período do ano anterior, o setor de serviços cresceu 8,3%, com quatro das cinco atividades de divulgação apontando taxas positivas e crescimento em 62,7% dos 166 tipos de serviços investigados.

Em dezembro de 2022, o índice de atividades turísticas cresceu 4,1% frente ao mês anterior. Dessa forma, o segmento de turismo se encontra 1,5% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas ainda 5,5% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

3 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

3 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

3 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

3 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

3 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

3 horas ago