Paraná lidera crescimento industrial em outubro e supera grandes economias do Brasil
Estado mantém trajetória de alta e registra avanço de 3,7%, superando São Paulo e Minas Gerais
O Paraná registrou um expressivo crescimento de 3,7% na produção industrial em outubro, comparado a setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (13). Esse desempenho posicionou o estado como o terceiro mais produtivo do Brasil no mês, superando economias como São Paulo (2%) e Minas Gerais (0,6%). No cenário nacional, a produção industrial recuou 0,2%.
Na comparação com outubro de 2023, o avanço foi ainda mais significativo, com alta de 11,3%, ficando acima da média nacional de 5,8%. No Sul do Brasil, o Paraná ficou atrás apenas de Santa Catarina (12,2%) e à frente do Rio Grande do Sul (2,7%).
De janeiro a outubro, a indústria paranaense acumulou crescimento de 4,2%, também maior que a média brasileira de 3,4%. No acumulado de 12 meses, o estado apresentou alta de 4,5%, destacando-se em um cenário nacional com crescimento médio de 3%.
Setores em destaque
Este ano, 13 atividades, entre 15 avaliadas pelo IBGE, estão positivas. O bom desempenho do setor industrial foi impulsionado por áreas estratégicas, como a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (28,6%), automóveis (14,2%), móveis (13,9%), madeira (12,9%) e bebidas (12,5%). Apenas duas ficaram abaixo do esperado: máquinas e equipamentos (-3,4%) e petróleo (-0,9%).
Cenário e perspectivas
Apesar dos resultados positivos, o cenário é de incertezas para os próximos meses. As políticas macroeconômicas internas, a recente elevação da taxa básica de juros (Selic) para 12,25%, e o ambiente econômico global pós-eleições nos Estados Unidos devem impactar o consumo e desacelerar a produção.
Ainda assim, o desempenho de outubro reforça a importância da indústria paranaense no cenário nacional, consolidando o estado como um dos motores do crescimento econômico no Brasil.