Paranaenses são finalistas nacionais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Fabiana Castelari Leme e Aline Lopes Batista Faria representam o Estado nas categorias Produtora Rural e Microempreendedora Individual
O Paraná terá duas representantes na final nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que será realizada em Florianópolis/SC, no próximo dia 21 de novembro. As empreendedoras Fabiana Castelari Leme, de Marialva, e Aline Lopes Batista Faria, de Araucária, venceram a etapa estadual nas categorias Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI), respectivamente.
Agora, elas levarão suas histórias de superação ao palco nacional, celebrando conquistas que refletem anos de dedicação e inovação em seus negócios. A premiação será durante o Delas Summit 2024, evento de empreendedorismo feminino organizado pelo Sebrae.
Fabiana Castelari Leme, premiada no Paraná e agora finalista nacional na categoria Produtora Rural, é um exemplo de determinação e inovação. À frente da Chácara Castelari, em Marialva, Fabiana transformou o tradicional cultivo de uvas em uma experiência de turismo rural que atrai milhares de visitantes todos os anos. Com a iniciativa “Open de Uva”, os clientes podem colher e consumir uvas diretamente das parreiras. A ideia surgiu para expandir no turismo local, integrando os consumidores ao processo de produção, o que fez com que a propriedade recebesse cerca de 3,5 mil visitantes por ano.
“Em 2022, fiquei em terceiro lugar. Foi quando prometi a mim mesma que voltaria para conquistar o primeiro lugar. Deu certo. E quando recebi a notícia de que estava na final nacional, um filme passou pela minha cabeça. Ao lembrar de tudo o que já enfrentamos [uma gravidez de risco e a pandemia] parecia impossível, mas seguimos firmes”, declara Fabiana.
A empreendedora participa de programas desenvolvidos pelo Sebrae/PR e integra redes de contato entre mulheres.
“Estar entre as finalistas é uma bênção enorme. Espero que minha história inspire outras pessoas a não desistirem, mesmo quando tudo parece difícil”, comenta Fabiana.
Aline Lopes Batista Faria, que faturou o prêmio paranaense e agora espera levar o primeiro lugar nacional na categoria Microempreendedora Individual, vive um momento que descreve como “surreal”. Para ela, que faz enxovais personalizados para a maternidade e outros públicos com a marca Aline Attrativa, ser vencedora no Paraná e representar o Estado em Florianópolis é um marco em sua trajetória.
“Fiquei muito feliz em ganhar o primeiro lugar no Paraná, algo que nunca imaginei em toda a minha carreira profissional. Na edição passada, havia ficado em terceiro”, revela Aline.
“Quando recebi a notícia de que estava entre as selecionadas do Brasil para a final nacional, fiquei extremamente emocionada. Durante muito tempo eu não valorizava o que fazia, achava que era algo supérfluo. Mas, agora, vejo que o meu trabalho tem valor”, comemora.
Aline atribui parte do seu sucesso à participação na Academia Alice de Empreendedorismo, um programa desenvolvido pelo Clube da Alice em parceria com o Sebrae/PR.
“O apoio do Sebrae e a participação em grupos de empreendedores foram fundamentais para que meu negócio crescesse. Não basta ter boas ideias; é preciso aprender a gerenciar e escalar essas ideias. A consultoria que recebi me ajudou a transformar o meu sonho em um negócio sério e lucrativo”, afirma Aline.
Ela também compartilha um conselho para outras mulheres que enfrentam dificuldades no caminho empreendedor.
“Enfrentar desafios é inevitável, e muitas vezes pensei em desistir. Mas, quando você ama o que faz, encontra forças para seguir em frente. A paixão pelo que fazemos nos ajuda a superar qualquer obstáculo”, frisa Aline.
A consultora do Sebrae/PR, Janaina Dib, ressalta o impacto dessa participação para o Estado.
“Entre mais de mil selecionadas para as etapas estaduais, Fabiana e Aline chegaram à final nacional em suas respectivas categorias. Isso demonstra a força do empreendedorismo paranaense e o quanto essas mulheres são resilientes. Elas contam com nosso apoio e se integraram em redes, fortalecendo outras empreendedoras.”
Recentemente, uma empreendedora paranaense conquistou o nível mais alto do prêmio. Em 2022, Maria Cristina Cavassin conquistando o troféu nacional da categoria Microempreendedora Individual (MEI). A empreendedora é de Colombo, cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba.
Para Janaina, as histórias de Fabiana, Aline e Maria refletem a dedicação necessária para prosperar no mundo dos negócios.
“É uma grande vitória para o Paraná ter essas representantes. Elas seguem para a final em Florianópolis, carregando consigo a esperança de que suas trajetórias inspirem outras mulheres a acreditarem em seus sonhos e a nunca desistirem”, completa a consultora.