Expo Paraguay Brasil
Empresários do Paraná vão marcar presença na 15ª Expo Paraguay Brasil, o maior evento de negócios entre os países, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Assunção, no Paraguai. Mais de 60 empresários de cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina estão confirmados no evento que aproxima empreendedores e instituições brasileiras de potenciais parceiros comerciais do país vizinho.
A Expo Paraguay Brasil é uma iniciativa da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB) que, além de promover parcerias com o país vizinho, neste ano traz como tema a participação feminina no mundo dos negócios. A estimativa é a de que 600 empresas, dos dois países, estejam presentes no evento, que espera receber um público de cerca de 3 mil visitantes. Além de reuniões entre instituições brasileiras e paraguaias, haverá rodadas de negócios entre empresários.
A ação de mercado dos empresários paranaenses tem a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio/PR, Sistema Fiep e Ocepar, que há anos promovem, em conjunto, o movimento de internacionalização das empresas do Estado.
Luiz Antonio Rolim de Moura, coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, ressalta que a Expo Paraguay Brasil é um marco na relação comercial entre os dois lados da fronteira e também um momento muito importante para os empresários do Estado que irão participar do evento.
“O Paraguai é um parceiro estratégico para o Paraná e o encontro é a consolidação dessa relação. Além da proximidade geográfica, temos excelentes exemplos de negócios já realizados e uma crescente presença de empresas brasileiras no país vizinho, o que demonstra o potencial do mercado paraguaio para os empresários do nosso Estado”, aponta o coordenador.
Na visão de Rui Lemes, diretor de relações internacionais da Fecomércio PR, momentos como a rodada de negócios exigem a atenção dos empresários paranaenses, para encontrar boas oportunidades junto ao mercado paraguaio.
“Podemos destacar o setor de alimentos como um mercado ao qual os nossos empresários devem estar atentos e buscar produtos de qualidade, com preços adequados. Da nossa parceria institucional, vamos fazer o possível no contato com os irmãos paraguaios, para facilitar a busca por exportações e importações”, pontua Lemes.
Diálogo e oportunidades
As rodadas de negócio, que serão realizadas nos dois dias do evento, prometem movimentar valores que giram em torno dos 200 milhões de dólares, segundo a expectativa da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB). Além delas, as instituições paranaenses irão participar de reuniões bilaterais, painéis de discussão, assim como o Sebrae/PR fará parte de um encontro oficial, com a presença do embaixador do Brasil no país vizinho e autoridades do governo paraguaio.
Na visão do diretor da CCPB e coordenador geral da Expo Paraguay Brasil, Junio Dantas, a mobilização de instituições do Paraná é importante para apresentar um mercado internacional aos empresários do Estado e assim proporcionar novas oportunidades de negócios.
“Observamos o trabalho do Sebrae e demais instituições com entusiasmo, pois são essenciais para um ecossistema no qual empresas de ambos os lados da fronteira podem prosperar. Por meio desta colaboração, as micro e pequenas empresas do Paraná terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do mercado paraguaio e fortalecer laços comerciais”, explica Dantas.
O gerente de relações internacionais do Sistema Fiep, Higor de Menezes, observa que uma boa conexão com empresários e instituições do país vizinho pode ser a porta de entrada para a internacionalização de empresas paranaenses, a começar pelos países da região.
“O Paraguai busca, há bastante tempo, injetar recursos em projetos de infraestrutura, logística e manufatura, então o país tem uma fama como destino para indústrias que querem se internacionalizar do Brasil para todo o Mercosul”, aponta o gerente.
A 15ª Expo Paraguay Brasil será realizada nos dias 7 e 8 de novembro, em Assunção, no Paraguai, no Centro de Convenções da Conmebol. Ela é promovida pela Câmara de Comércio do Paraguai no Brasil, uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 2001, como uma comunidade empresarial para promover o desenvolvimento comercial binacional e, por sua vez, constituir um elo entre parceiros e instituições públicas, organizações oficiais, privadas e instituições.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…