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Educação

Parceria entre Anhembi Morumbi, São Judas Tadeu e Networkme visa impactar mais de 65 mil estudantes

Ação tem como objetivo conectar os estudantes com o mercado de trabalho por meio do fit cultural, jornada de aprendizagem de competências socioemocionais e técnicas, além do uso de IA

São Paulo, julho de 2024 – Identificar a profissão que deseja seguir, entender se está traçando o melhor caminho para a realização profissional e conquistar o primeiro emprego são alguns dos desafios que os jovens enfrentam durante o início da vida adulta. Ao longo dessa jornada, ter alguma forma de saber se as escolhas feitas até ali podem proporcionar a felicidade no futuro possibilita alguma segurança aos estudantes de que eles estão na rota correta.

Dentro desse cenário, a startup Networkme vem conectando estudantes ao mercado de trabalho, promovendo jornadas de aprendizagem e autoconhecimento para que a conquista do primeiro emprego seja por meio do fit cultural entre jovem e empresa.

Para cumprir esse objetivo, a startup se tornou parceira das universidades Anhembi Morumbi e São Judas Tadeu, em São Paulo. A colaboração marca um passo significativo na operação da Networkme no Brasil, impactando diretamente 65 mil alunos presenciais.

“Com muito orgulho, passei mais de oito anos trabalhando no Grupo Ânima, onde pude vivenciar a qualidade excepcional das instituições de ensino. Agora, como Head Brasil da Networkme, estou entusiasmado em anunciar nossa parceria que promete revolucionar o mercado de trabalho brasileiro. Estamos comprometidos em ser a ponte direta, eficiente e acessível entre os estudantes e as empresas com vagas disponíveis. Estou confiante de que juntos faremos história!”, afirma Luciano Cacace, Head Brasil da Networkme.

Os estudantes tiveram o primeiro contato com a plataforma durante os eventos da Expo São Judas e Expo Anhembi, ocorridos no mês de junho. A partir disso, entraram em contato com o teste BIG 5 de autoconhecimento oferecido pela ferramenta, e, ainda, foram introduzidos ao simulador de carreiras, onde o usuário consegue testar como seria trabalhar em determinada empresa e quais skills são necessários desenvolver a fim de conseguir uma oportunidade real.

“Essa parceria com a Networkme traz uma complementariedade para a São Judas, nós já incentivamos o uso de ferramentas para a capacitação dos alunos nas competências que são importantes para o mercado de trabalho. Por isso, acredito que o currículo da São Judas somado ao viés que a Networkme traz aos alunos só tem a somar na formação profissional deles”, comenta Guilherme Daflon, diretor da Universidade São Judas.

Os desafios da contratação

A dor da contratação é uma realidade tanto para novos talentos quanto para as empresas. A empregabilidade tem se tornado cada vez mais problemática frente às capacitações insuficientes dos profissionais, que precisam olhar especialmente para soft skills, habilidades urgentes para o mercado de trabalho atual. Para se ter um contexto, dados divulgados este ano pela Fundação Wadhwani, revelaram que as empresas, de fato, estão de olho nas habilidades comportamentais. Comparada às competências técnicas, as instituições consideram as soft skills 45% importantes frente a 55% das hard skills. Além disso, em média, 59% dos contratantes estão dispostos a pagar salários de 10 a 20% mais altos para novos colaboradores com boas soft skills.

Com a solução da Networkme nesta lacuna, as faculdades terão mais apoio nessas capacitações e, em contrapartida, a Networkme terá a oportunidade de receber estudantes e alcançar um mercado ainda pouco trabalhado no país.

“No evento de lançamento da parceria com a Networkme, tivemos um importante debate sobre inovação digital e inteligência artificial, duas ferramentas importantíssimas para o crescimento da empregabilidade daqueles que ainda vão entrar no mercado de trabalho ou estão iniciando suas carreiras.  Junto ao Cacace e o Felipe [cofundador da Networkme] trouxemos aos alunos a relevância disso e conseguimos linkar muito bem à parceria com a startup, que se baseia nesses dois assuntos para mudar a realidade de trabalho brasileira. Foi um início muito bom e estamos animados com os próximos passos”, afirma Vinicius Machado, Diretor-Geral da Universidade Anhembi Morumbi.

Em meio ao uso de novas tecnologias, saber como construir um currículo, como se portar ante a uma entrevista e se destacar entre outros candidatos mesmo sem ter experiência prévia são alguns dos tópicos que os estudantes das universidades vão poder vivenciar na plataforma.  “Nossa ferramenta possibilita que o estudante se desenvolva e que as empresas tenham acesso a uma gama de perfis baseados no fit cultural; estamos aprimorando cada vez mais as características da plataforma com uso de IA para gerarmos conexões assertivas e duradouras entre marcas empregadoras e profissionais desde o início da carreira”, explica Cacace.

Ele conta ainda que, com a Networkme atuando no mercado brasileiro, a expectativa é chegar a 300 mil estudantes brasileiros cadastrados na plataforma no primeiro ano de operação e inserir mais de 1 milhão de estudantes no mercado de trabalho até 2030. “É claro que a parceria com a Anhembi e a São Judas será essencial para este objetivo”, finaliza.

Sobre a Networkme – A Networkme é uma plataforma que  preenche a lacuna entre Educação e mercado de trabalho. Desde 2020, a startup apoia empresas, universidades e estudantes gerando conexões com base no fit cultural, desenvolvimento comportamental e soft skills. Nesse caminho, a Networkme disponibiliza ferramentas que auxiliam os candidatos na construção de competências essenciais, preparando-os para a realidade profissional e para a tomada de decisão sobre carreira e futuro.

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