fbpx
Geral

Parceria entre organização mundial e Centro da Juventude oferece bolsas de estudo para curso de TI à jovens de Pinhais

A história de Laleska de Oliveira Santos é um dos casos de sucesso do Programa TECH.JÁ, uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e o Centro da Juventude de Pinhais.

Aos 26 anos, a mãe da Laurinha – no diminutivo, já que ela se tornou a mascotinha de quem acompanhou esse enredo de perto – superou os desafios, recebeu o apoio e foi uma das concluintes da formação na área de TI (Tecnologia da Informação).
Com a crescente demanda por novos profissionais para atuarem no setor de TI, a Junior Achievement Brasil (JA Brasil), uma das maiores organizações mundiais focadas no empreendedorismo de jovens, está abrindo novas turmas para o programa gratuito TECH.JÁ de capacitação profissional. Para o Paraná são 120 vagas, e para tanto contam com o apoio e divulgação dos Centros da Juventude de todo Estado do Paraná.
O curso conta com o apoio do Google﹒org e do BID Lab para oferecer vagas convertidas em bolsas de estudo a estudantes da rede pública de ensino de todas as regiões do país.

Ao final do curso, os jovens recebem o Certificado Profissional de Suporte em TI emitido pelo Google, além da certificação da Junior Achievement Brasil.

A partir deste momento, eles passam a integrar os bancos de talentos de empresas parceiras, como ABVCAP e Cia de Talentos, com possibilidades de participarem dos processos seletivos para as vagas disponíveis.
Assim como a personagem desta história da Laleska, outros jovens podem ter a mesma oportunidade e adentrar neste universo.

“Foi uma experiência incrível. Estava gestante e falei, vai dar tempo certinho”, conta ela, achando graça ao relembrar. “No fim, o curso começou dia 17 e eu tive minha filha no dia 23 de agosto. Me inscrevi no momento em que soube do curso e fui super bem recepcionada. A partir daí foi uma experiência sem comparação”, compartilha a moradora do bairro Vargem Grande.
Os desafios encontrados no caminho quase fizeram Laleska parar com o curso. “Por várias vezes pensei em desistir, porém as gestoras sempre me incentivando, acabaram por virar amigas. O TECH.JÁ foi muito mais do que eu esperava, e agora o meu objetivo profissional é atuar no ramo da TI e me especializar sempre mais”, diz.
“A Laleska foi uma das alunas de Pinhais e é nosso caso de sucesso. Ela teve neném durante o curso e a Laurinha virou nossa mascote. Ela, mãe, dona de casa, cuidando de uma recém-nascida, conseguiu finalizar o curso com muitos méritos. É nosso orgulho”, declara Ariane Brunetti, que faz parte do time da ONG Junior Achievement Paraná e é gestora do programa TECH.JÁ no Estado.
Ariane também reforça as vantagens de participar da iniciativa. “Além do programa de certificação profissional de Suporte em TI + preparação para o mercado de trabalho; mantemos o contato com os alunos para o acompanhamento deles até a empregabilidade. Este ano estamos montando um site específico para a empregabilidade dos nossos formandos”, completa.
O público-alvo são jovens de 18 a 29 anos que concluíram o ensino médio em escolas públicas, e que estão desempregados (à procura do emprego) e também não estejam mais estudando, é importante ter computador e internet. “Também conseguimos ajudar com a internet, com uma ajuda de custo. O computador auxilia muito para as atividades práticas, porém eles conseguem assistir as aulas pelo celular, tranquilamente”, ressalta Ariane.
“A gente basicamente acompanha os jovens, mantendo contato constante, verificando se estão se adaptando ao curso, se estão enfrentando alguma dificuldade para a qual possamos fazer algum encaminhamento, entre outros suportes, mas a execução é da JA Brasil. Esta é mais uma oportunidade muito interessante para os jovens de Pinhais”, explica o técnico de referência do CJ, Bruno Ricardo de Souza Coelho.
Serviço
As inscrições para o Programa TECH.JÁ encerram no dia 13 de fevereiro e é necessário se inscrever no site da JA Brasil. Caso haja alguma dificuldades, é possível pedir auxílio para o Centro da Juventude.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo