fbpx
Esporte

Paris 2024: Petrúcio é tricampeão paralímpico em dia de recorde mundial e ouro de estreante no taekwondo

Impulsionado também pelas conquistas no atletismo e na natação, Brasil termina o segundo dia da competição na capital francesa em terceiro lugar do quadro geral de medalhas, com cinco ouros, uma prata e seis bronzes

Os atletas brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio quatro vezes nesta sexta-feira, 30, e conquistaram outras cinco medalhas de bronze. Com isso, o Brasil chegou a 12 medalhas (cinco ouros, uma prata e seis bronzes) nos Jogos Paralímpicos, e escalou posições no quadro geral de medalhas, terminando o dia em terceiro lugar, atrás apenas de China (com 25 pódios no total) e Grã-Bretanha (15).

O segundo dia de provas em Paris marcou o início do atletismo, com os brasileiros conquistando três medalhas de ouro e uma de bronze, com direito a um recorde mundial do paulista Júlio Agripino na prova dos 5.000m da classe T11 (deficiência visual). Taekwondo, natação e tênis de mesa também garantiram pódios para o Brasil (um ouro e quatro bronzes).

 

Atletismo

  • O Brasil conquistou quatro medalhas (três de ouro e uma de bronze), e estabeleceu um novo recorde mundial.
  • O paraibano Petrúcio Ferreira conquistou o tricampeonato paralímpico, ao vencer os 100m, da classe T47 (deficiência nos membros superiores), com o tempo de 10s68.
  • O paulista Júlio Agripino estabeleceu o novo recorde mundial nos 5.000m, na classe T11 (deficiências visuais), e também levou o ouro, com o tempo de  14min48s85; o sul-matogrossense Yeltsin Jacques ficou com a medalha de bronze na mesma prova.
  • O fluminense Ricardo Mendonça foi ouro nos 100m, classe T37 (paralisados cerebrais), com o tempo de 10s68.

Taekwondo

  • O Brasil chegou em três semifinais, subindo duas vezes ao pódio, com uma medalha de ouro e uma de bronze.
  • A mineira Ana Carolina Moura, estreante em Jogos Paralímpicos, ganhou o ouro contra a francesa Djelika Diallo na categoria até 65kg, ao vencer por 13 a 7.
  • A paraibana Silvana Fernandes conquistou a medalha de bronze na categoria até 57kg, derrotando a cazaque Kamiyla Dosmalova por 28 a 3 na disputa pelo terceiro lugar.
  • O paulista Nathan Torquato, da categoria até 63kg, sofreu uma entorse no joelho esquerdo na semifinal e ficou fora da disputa pelo bronze.

Natação

  • O Brasil conquistou duas medalhas de bronze no segundo dia de disputas da modalidade.
  • A primeira medalha foi do catarinense Talisson Glock, nos 200m medley, da classe S6 (limitações físico-motoras).
  • A outra medalha veio no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos.

Tênis de mesa

  • O Brasil conquistou uma medalha de bronze nesta sexta-feira e garantiu mais dois pódios, com a classificação de duas duplas para as semifinais – não há disputa de terceiro lugar nesta modalidade.
  • A dupla formada pelas paulistas Cátia Oliveira e Joyce Oliveira foi derrotada pelas sul-coreanas Su Yeon Seo e Jiyu Yoon por 3 sets a 0 nas semifinais das duplas femininas WD5 e ficaram com o bronze.
  • Os paulistas Claudio Massad e Luiz Manara venceram os franceses Thomas Bouvais e Mateo Boheas por 3 sets a 1, garantindo lugar nas semifinais das duplas masculinas MD18.
  • Nas quartas de final das duplas femininas WD20, as catarinenses Bruna Alexandre e Dani Rauen venceram a dupla ucraniana Iryna Shynkarova e Maryna Lytovchenko por 3 sets a 0, e agora fazem a semifinal neste sábado, 31.

Tiro com arco

  • Na classe W2 (atletas com deficiências graves, em três ou quatro membros – braços e nas pernas) (arco composto masculino) o gaúcho Reinaldo Charão foi derrotado por Michael Meier, da Áustria, por 142 a 135, e não avançou às quartas de final.
  • Já a goiana Jane Karla venceu a filipina Agustina Bantiloc por 143 a 127, na classe open, e garantiu um lugar entre os oito melhores.

Bocha

  • Na classe BC2 (sem assistência), o cearense Maciel Santos venceu o israelense Nadav Levi por 8 a 0, em partida válida pela fase de grupos.
  • Também pela fase de grupos, a paraibana Laissa Guerreira, da classe BC4 (sem assistência), venceu a alemã Anita Raguwaran por 4 a 2.
  • Por outro lado, o paulista José Carlos Chagas, na classe BC1 (assistência opcional), o mineiro Mateus Carvalho, na classe BC3 (com assistência), a paulista Evelyn Oliveira, da classe BC3, e a pernambucana Evani Calado, da classe BC3, foram derrotados em seus confrontos – todos na fase de grupos.

Mais resultados

  • Na competição masculina de vôlei sentado, o Brasil foi derrotado pela Alemanha por 3 sets a 0; o jogo foi válido pela fase de grupos.
  • Na fase de grupos do goalball masculino, o Brasil venceu os Estados Unidos por 13 a 8.
  • Já na competição feminina, também pela fase de grupos, a Seleção Brasileira foi superada por 8 a 4 por Israel.

A delegação brasileira

Esta é a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados de Tóquio 2020, que também havia sido à época a missão com mais atletas em terras estrangeiras. O número só não supera o registrado nos Jogos do Rio 2016, quando o Brasil contou com 278 atletas com deficiência. Naquela edição, o Brasil participou de todas as 22 modalidades por ser o país-sede da competição.

Patrocínios

As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball, tênis de mesa, bocha, natação e vôlei sentado.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

Os atletas Talisson Glock, Petrucio Ferreira, Ricardo Mendonça, Ana Carolina Moura, Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Nathan Torquato, Silvana Fernandes e Maria Eduarda Stumpf são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo

Os atletas Julio Agripino, Nathan Torquato, Joyce Oliveira e Danielle Rauen são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo