fbpx
Turismo

Parque das Águas atrai pessoas de todas as idades e diferentes regiões

“Meu lugar de pesca ‘oficial’ é o Parque das Águas. Eu faço questão de vir aqui. Tem que ter pensamento positivo, paciência, mas o horário que for, em qualquer cantinho que seja aqui, pega peixe. Tem lambari, tilápia… com arroz e feijão não existe coisa melhor. Eu falo assim, ‘hoje vou lá buscar minha mistura’, que coisa boa, né?!”, diz Ester Amorim da Silva, diarista e pescadora nas horas vagas, ao apontar o seu cesto já com alguns frutos da pescaria que, segunda ela, havia começado há pouco mais de uma hora.

Destino certo de quem gosta e procura por peixes como complemento nas refeições, o Parque das Águas dispõe de muito espaço em meio a uma natureza exuberante, e toda a estrutura para a prática de atividades físicas como ciclismo, corrida e caminhada.

Aberto das 6h às 21h, a área atrai pessoas de toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), oferecendo recursos e segurança para quem deseja pescar, se exercitar ou apenas relaxar.

parque-das-aguas-pinhais
divulgação PMP

“Eu venho devido a questões de saúde. Às vezes trago meu menino de oito anos para ele treinar corrida comigo, mas indico para passeios também, com certeza. Aqui tem bastante espaço para as pessoas andarem de bicicleta e para quem quer andar de skate. Tem o parquinho e a parte de areia para crianças menores. Você vai ver idosos caminhando, o pessoal correndo e tem essas divisórias entre ciclistas e pedestres. Também tem o espaço de estacionamento que faz uma diferença e posso deixar o meu carro aqui dentro com segurança. Além disso, tem toda essa estrutura, com os espaços de água e os banheiros sempre limpos, então acho que é o espaço ideal”, afirma a corredora Vanessa dos Santos Filho, moradora de Curitiba que diz treinar sempre também nos Bosques Bordignon e Municipal.

Numa ensolarada tarde de verão, é possível encontrar pessoas de diversas regiões e idades no Parque das Águas.

Entre elas, gerações que se encontram para desfrutar de um ambiente privilegiado em plena área urbana de Pinhais.

“Depois que inaugurou aqui, é difícil passar dois, três dias sem a gente vir. Pra pescar, pra andar, é muito bom. Recomendo não só pra turma da minha idade, mas para todos”, diz Jair Ribeiro, de 70 anos, que sempre frequentou o parque ao lado de sua companheira, e hoje, viúvo, mantém o hábito.

Ao lado do amigo Jair, o jovem Kalel, de apenas 14 anos, empunha vara e aparatos de pesca.

“De vez em quando venho aqui dar uma pescada, sempre pego umas ‘tilapona’ pra fazer frito com a minha avó. Às vezes venho com as minhas tias ou sozinho. Meu falecido pai me ensinou a pescar, e a gente vinha aqui antes, quando não era o parque. Agora, a diferença é grande, melhorou muito do que era antes, 100%. Não tinha essa estrada aqui, tinha que passar pelos brejos, nadando, era complicado. Até os peixes, pego mais agora. De vez em quando o pessoal da prefeitura também vem soltar os peixes, é sempre bom”, conta o menino que mora com a avó no bairro Maria Antonieta.

O Parque das Águas fica na Rodovia João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica, aberto das 6h às 21h durante toda a semana. 

O espaço, inaugurado em 2018, é mantido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal também realizam atividades no local, que ainda recebe eventos públicos e da sociedade civil ao longo de todo o ano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo