fbpx
Educação

Estudantes chegam ao RJ para quinta edição da Shell Eco-marathon Brasil

Estudantes universitários de diversos estados do Brasil e das Américas chegaram ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para a Shell Eco-marathon Brasil, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo. Os treinos começam hoje e são esperadas 30 equipes no Armazém 3 do Píer Mauá até quinta-feira, 25 de agosto.

A competição convoca universitários a construírem automóveis ultraeficientes em três categorias de energia: Etanol, Gasolina e Bateria Elétrica. Uma vez aprovado na inspeção técnica, cada veículo deve percorrer 12 voltas em no máximo 27 minutos. A equipe que fizer o percurso utilizando a menor quantidade de energia, vence. Nesta edição, a etapa brasileira reúne cerca de 300 estudantes de todas as regiões do Brasil e de países como Colômbia, Peru, Argentina e México.

Em 2019, 50 equipes estiveram no Píer Mauá e o vencedor da categoria gasolina alcançou a marca recorde de cerca de 542,4 km/L do combustível, uma quilometragem maior do que a distância entre Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Também em 2019, o time vencedor na categoria etanol alcançou a marca de 702,4km/L do combustível, o equivalente à distância entre Curitiba (PR) e Ribeirão Preto (SP). O recorde para bateria elétrica foi em 2017, com impressionantes 363,6 km/kWh, o que seria suficiente para ir da cidade do Rio de Janeiro até Ubatuba (SP).

Eco-marathon também abriga o Shell Talks 2022

De 23 a 25 de agosto, o Pier Mauá também será palco do Shell Talks, que acontece em paralelo ao Shell Eco-marathon, e trará   debates sobre o futuro da energia no Armazém 5. Com a presença de especialistas, os cinco painéis irão abordar assuntos como: segurança energética e competitividade; a agenda ESG na visão dos CEOs; diversidade, equidade e inclusão; transição energética; e a tecnologia impulsionando o futuro da mobilidade. As palestras acontecem em formato híbrido – presencialmente e com transmissão ao vivo  pelo site da companhia e redes sociais dos jornais O Globo e Valor Econômico (LinkedIn, Facebook e YouTube). A programação completa pode ser conferida no site da Shell Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo