“PARQUE ESPONJA” DO ATUBA VAI REDUZIR ENCHENTES NA REGIÃO NORTE DE CURITIBA

PUBLICIDADE

Vistoria na obra. foto ricardo marajó-secom

O prefeito Eduardo Pimentel voltou ao canteiro das obras para acompanhar o avanço dos trabalhos e discutir as próximas etapas do projeto que, além de prevenir alagamentos, vai garantir um novo parque para a cidade.

“Aqui no Atuba estamos construindo duas grandes bacias de contenção que vão ajudar a resolver o problema dos alagamentos na região norte, na divisa com Colombo e Pinhais. Além de reter a água da chuva, o local vai se transformar em um parque com áreas de lazer, ciclovia, espaço pet e uma grande via-parque”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

A vistoria técnica foi acompanhada pelo secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, e pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, que discutiram com o prefeito os detalhes para a implantação da nova área de preservação e lazer que será construída no local após a conclusão das intervenções de macrodrenagem.

Estrutura da obra

As obras em andamento acontecem na Rua Irma Schreiner Maran e incluem a construção de duas bacias de contenção com capacidade para armazenar 150 mil metros cúbicos de água – o equivalente a 60 piscinas olímpicas –, além de galerias celulares, rede de drenagem, a implantação de uma via local de aproximadamente 1.000 metros que dará continuidade à Rua Dário Nogueira dos Santos (Via Calma) e paisagismo.

O espaço vai unir infraestrutura e sustentabilidade, com a criação de um parque linear que funcionará como área de lazer, preservação ambiental e contenção de cheias para toda a região norte da cidade.

PRO Curitiba

A obra integra o PRO Curitiba — programa que reúne R$ 6 bilhões em obras estruturantes e sustentáveis para toda a cidade e beneficiará diretamente os moradores dos bairros Santa Cândida, Bairro Alto, Bacacheri, Atuba e Cajuru, além da região metropolitana.

Avanço da obra

Os trabalhos avançaram com a escavação da primeira bacia de contenção e o início das estruturas de controle responsáveis pela entrada e saída da água, implantação dos caminhos de serviço para permitir o acesso e o deslocamento seguro das máquinas e equipamentos pesados usados na obra e da limpeza e preparação do terreno onde será implantada a segunda bacia de contenção.

Jamur destacou que a intervenção tem como base soluções inspiradas na natureza para reduzir os impactos das chuvas intensas.

“É uma obra importante de contenção de cheias do Rio Atuba, que beneficia toda a região norte da cidade e também os municípios vizinhos de Colombo e Pinhais. A primeira das duas bacias já está bem avançada, com os canais de entrada e saída do rio em execução. A segunda está na fase inicial, com drenagem e preparação do solo para as próximas etapas”, explicou Jamur.

A previsão é concluir o conjunto de obras, de acordo com ele, no segundo semestre do próximo ano. “Estamos trabalhando com muito empenho para que no verão de 2026/2027, o sistema já esteja operando plenamente para minimizar os impactos das cheias na região”, disse o secretário.

Parque linear

Após a conclusão das obras de macrodrenagem, começam os trabalhos que serão realizados em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para implantação do parque linear que vai unir função ambiental e de lazer do local, seguindo o mesmo conceito dos parques Barigui e Tingui.

 

Assim como outros parques da cidade, o novo espaço funcionará como um “parque esponja”, modelo que combina infraestrutura verde e preservação ambiental. Além da função de contenção de cheias, o parque contará com bosques nativos, áreas de araucárias preservadas, pistas de caminhada e ciclovia, quadras esportivas, playgrounds e espaços de convivência para a população.

“Esse parque vai ter um papel muito importante na contenção das cheias e na preservação da natureza. Ao mesmo tempo, será um novo espaço de lazer para as pessoas, com áreas de esporte, convivência e muitas araucárias preservadas. É um exemplo de como podemos aliar infraestrutura e sustentabilidade”, destacou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima