Educação

Patrulha Escolar atua nas unidades de ensino e desenvolve atividades pedagógicas em sala de aula

A iniciativa contribui com a segurança das unidades de ensino e desenvolve um trabalho de aproximação com os alunos por meio de diferentes atividades pedagógicas promovidas nas salas de aula.
Segundo o superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Júnior, o projeto iniciou na cidade no último ano, sendo uma ação do plano de governo da atual gestão que foi desenvolvido para atender a rede municipal de educação.
Durante os meses de abril a julho de 2022, a GM visitou todas as escolas e cmeis do município para conversar com a direção e equipe pedagógica para saber das suas necessidades, como questões envolvendo brigas de alunos, casos de bullying, entre outras situações.
Além deste trabalho de interação com as unidades, foi instalado o aplicativo 153 Cidadão e disponibilizado o Botão do Pânico, que em caso de alguma ocorrência permite acionar rapidamente a GM para atender o caso.
Com a implantação do projeto foi criada uma equipe própria da Patrulha Escolar, composta pelos guardas municipais Marcia Ostroski de Souza e Dario Ribeiro Soares Junior.
Ela é formada em Pedagogia, e Júnior, em História.
Desde o segundo semestre do ano passado, os dois desenvolvem os trabalhos e atividades com as turmas.
Diariamente a equipe está presente nas unidades de ensino e há uma agenda pré-definida, em conjunto com a Secretaria de Educação.
Os trabalhos variam de acordo com a idade das turmas, sendo abordados diversos conteúdos: prevenção às drogas, trânsito, conservação do patrimônio público, questões de civismo, apresentações lúdicas, atividades de interação, conversação sobre diferentes temas (convivência, controlar os sentimentos, amizades, etc) e dinâmicas, como a “Caixa da Calma e a Caixa da Raiva”.
Outro atrativo, e sucesso entre a criançada, são os fantoches da GM, os bonecos Júlio e Júlia, presentes nas contações de histórias com as crianças dos cmeis.
De acordo com dados da GM, desde o começo da Patrulha Escolar, já foram alcançadas aproximadamente 5.600 crianças em sala de aula.
Segundo Selbach, o resultado é positivo e aprovado pela comunidade escolar. Ele diz que a intenção para esse ano é estar em contato também com as famílias.
“Depois que passamos pelas unidades, as crianças ficam bem calorosas. O legal é que as equipes patrulhando pelas ruas as encontram, e elas fazem questão de vir conversar. Elas deixam de ter medo e nos veem como amigos. Temos uma expectativa grande com este projeto porque vamos aumentar ainda mais nossa aproximação com os alunos e alcançar um número maior. Um ponto diferencial para 2023 é que estaremos nos reunindo também com os pais e professores, para também tratar a questão da segurança nas escolas, a importância da percepção da mudança de hábitos dos filhos, entre outros temas que são necessários”, explicou.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

“Rumo ao Natal” volta a iluminar os trilhos da Região Sul

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, anuncia mais uma edição do “Rumo ao…

2 horas ago

Abertura do Natal da Família da Itaipu leva 28 mil pessoas ao Gramadão, em Foz do Iguaçu (PR)

A abertura da programação do Natal da Família – Itaipu Mais que Energia reuniu mais…

2 horas ago

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

24 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

24 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

24 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

24 horas ago