fbpx
Cultura

Paulo Betti conhece Itaipu, planta árvore no Bosque dos Visitantes e relembra episódio da infância

Em uma cena do espetáculo Autobiografia Autorizada, o ator Paulo Betti dá um grito nostálgico, que remete à própria infância, no interior de São Paulo: “jabuticaaaaba!”.

Era o vendedor da fruta passando na rua e anunciando o produto à vizinhança.

No dia de estreia da temporada paranaense da peça, Betti ficou emocionado ao plantar um pé de jabuticabeira no Bosque dos Visitantes da Itaipu.

Ele visitou a usina a convite da Binacional, que patrocina o espetáculo, em comemoração aos 50 anos da empresa.

A escolha da espécie (jabuticaba) foi uma coincidência.

Assim como o fato de a árvore ficar próxima de outra plantada em 2004 por um grande amigo e parceiro de trabalho, o ator José Wilker (que morreu dez anos depois, em 2014).

“Já conhecia Foz do Iguaçu, mas é a primeira vez que visito a usina. Estou adorando. Plantar uma árvore, deixar uma marca aqui na usina, foi uma coisa que me deixou muito comovido”, disse Betti.

Autobiografia Autorizada é um monólogo escrito pelo próprio artista, de 71 anos, com base em textos e anotações feitos ao longo da vida. Com direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi, Paulo Betti rememora passagens da infância e interpreta personagens que marcaram a sua vida, muitos deles lavradores de origem italiana.

“Para mim, esse encontro [com o público] é essencial. Eu gosto dessa troca, de poder falar algumas coisas, valorizar os antepassados, no seu aspecto familiar mais profundo. A valorização do pai, do avô, dos irmãos. As pessoas assistem e ficam com vontade de contar um pouco da sua vida. Cada ser humano tem uma história que é um filme”, disse o ator.

Lançada em 2015, a peça estreia nova temporada em Foz do Iguaçu e depois passa por outras 14 cidades do Estado, também em comemoração aos 50 anos da Itaipu. A próxima apresentação será nesta quarta-feira (12), em Medianeira; a última, em Londrina, no dia 30 de junho (leia abaixo a programação). Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na plataforma Sympla (www.sympla.com.br). Foz e Guarapuava já estão esgotados.

Além dos palcos, Autobiografia Autorizada em breve vai virar um livro de memórias do ator. Ele também está escrevendo outros dois livros e se preparando para uma nova peça teatral, O Mambembe, baseada na obra do escritor Arthur de Azevedo, com direção de Emílio de Mello.

Oficina de roteiro

Durante a temporada paranaense de Autobiografia Autorizada, Paulo Betti vai oferecer uma oficina online de roteiro para cinema. No período, os filmes A Fera na Selva e Cafundó estarão liberados para serem assistidos gratuitamente pelos interessados que fizerem as inscrições pelo link fornecido pelo ator no dia da apresentação de seu espetáculo em Foz do Iguaçu.

50 anos de Itaipu

As apresentações de Autobiografia Autorizada são parte das comemorações dos 50 anos da Itaipu, celebrados no dia 17 de maio, e 40 anos de produção da hidrelétrica binacional. O cantor Jão abriu a programação, com show gratuito no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, no dia 19 de maio.

Também estão previstas exibições reduzidas do documentário dos 50 anos de Itaipu e da animação Lorax, em 20 municípios atendidos pelo Programa Itaipu Mais que Energia, 15 deles no Estado do Paraná e 5 no Mato Grosso do Sul (ação Itaipu em Cena). Conteúdos relacionados aos 50 anos da Itaipu serão apresentados nos estandes institucionais montados em eventos patrocinados pela Itaipu Binacional.

Veja programação de Autobiografia Autorizada no Paraná:

Foz do Iguaçu               11/6

Medianeira                    12/6

Francisco Beltrão          13/6

General Carneiro          14/6

Guarapuava                  15/6

Jardim Alegre               16/6

Campo Mourão             17/6

Umuarama                    18/6

Paranavaí                     19/6

Matinhos                       25/6

Lapa                             26/6

Castro                           27/6

Imbaú                           28/6

Santa Cecília                 29/6

Londrina                        30/6

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo