O deputado federal Paulo Litro (PSD) defendeu nesta sexta-feira (11) a necessidade do Governo Federal incluir o leite na lista de exceção do Mercosul para que as importações do produto e seus derivados ao Brasil sejam taxadas. O parlamentar destacou, em particular, o crescente aumento da importação de leite em pó de países como Argentina e Uruguai, que tem prejudicado os produtores nacionais e desequilibrado o mercado.
“O produtor de leite brasileiro tem enfrentado dificuldades com uma concorrência predatória de produtos como o leite em pó importado. Se não promovermos uma política de incentivo e proteção a nossa cadeia produtiva, que é a terceira maior do mundo e gera mais de 4 milhões de empregos, teremos uma crise no setor que irá gerar desemprego, êxodo rural e aumento dos preço”, disse Paulo Litro.
O deputado destacou que o Paraná seria um dos estados mais afetados pela crise no setor, uma vez que é o segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais, e conta com referências na cadeia produtiva, como o município de Castro, que lidera o ranking de produção de leite do país, e as regiões dos Campos Gerais e Sudoeste.
Frente Parlamentar do Leite
Com o objetivo de debater o aumento das importações, a queda do consumo e o aumento dos insumos, a Frente Parlamentar do Leite realizará no dia 16 de agosto, na Câmara de Deputados em Brasília, um encontro com produtores rurais e parlamentares com o tema “Importação do leite e o prejuízo social para o Brasil: desestruturação da cadeia láctea, êxodo rural e desemprego”.
“Queremos conversar com produtores, sindicatos, associações, cooperativas e entidades do setor para buscar possíveis soluções para a atual crise, que tem afetado pecuaristas de todo o país e não beneficiam o consumidor final”, disse Paulo Litro.
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…
A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…
O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…