fbpx
Cultura

PAULUS Editora lança a obra clássica “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell

Visando promover o hábito da leitura por meio de títulos reconhecidos internacionalmente, a PAULUS Editora inaugura a coleção “Literatura Clássica”.

Para estrear a série, o livro escolhido foi “A Revolução dos Bichos, de George Orwell.

Escrita durante a Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, a obra apresenta ao leitor uma fábula moderna que aborda a questão do poder, liderança e autoritarismo e de como o cenário pode mudar de acordo com o propósito daqueles que estão no topo.

O livro foi aclamado mundialmente por abordar de forma inteligente e crítica o sistema político, através da metáfora e da ironia.

Em “A Revolução dos Bichos”, os animais da Fazenda do Solar, fatigados com a manipulação e exploração humanas, começam a se mobilizar para tirar os humanos do poder; e o fazem instigados por um dos animais, um porco mais velho, que se chamava Major.

Com a morte do líder, imediatamente outros porcos, — que se consideram mais inteligentes que os outros animais, — desejam ascender ao poder, daí deriva a referência do autor: “uns são mais iguais que outros”, e uma série de estratégias são traçadas, a fim de que os outros animais “tomem partido”.

As regras que inicialmente haviam sido estabelecidas, incluindo “os mandamentos”, no intuito de zelar pelos interesses do bem comum dos animais, vão se adequando, e logo, mudam as prioridades, iniciam as disputas, as concessões e por fim, a consolidação da exploração e da manipulação, ainda mais devastadoras, oriundas da ambição pelo poder e o autoritarismo.

O desfecho catastrófico e pouco surpreendente se dá com a sociedade entre porcos e humanos, agindo exatamente iguais.

Por fim, o esquecimento dos motivos causadores das mudanças e o conformismo.

Não sem propósito, as personagens centrais criadas por G. Orwell lembram perfis de personalidades históricas, mas que poderiam facialmente ser renomeadas em nos dias atuais.

A edição apresentada pela PAULUS Editora oferece um exemplar com capa dura, com diagramação moderna, além de contar com a tradução direto do original feita por Marcelo Barbao.

Além de “A Revolução dos Bichos”, a coleção contará com a obra “1984”, também de George Orwell.

Trata-se de um clássico que conduz o leitor a uma leitura crítica do cenário político e econômico da atualidade.

George Orwell (1903-1950) nasceu na Índia Britânica, mas cresceu na Inglaterra, formando-se em Eton. Após servir na Birmânia, junto à Polícia Imperial Indiana, retornou à Europa para ser escritor; também lutou na Guerra Civil Espanhola, como parte de um grupo marxista. Considerado um dos melhores cronistas da cultura inglesa, mais conhecido por 1984, Orwell escreveu resenhas, ficção, artigos jornalísticos, crítica literária e poesia, além de ensaios sobre política, literatura, linguagem e cultura.

Ficha técnica

Título: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 168
Link: bit.ly/3M8mjPV

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo