fbpx
BrasilEmpreendedorismo

Pelo 9º ano consecutivo, Porto é o mais recomendado pelos clientes em todo o Brasil

Terminal conquistou o maior índice NPS (Net Promoter Score) do Brasil, consolidando-se como o porto mais bem avaliado pelos clientes.

O Porto Itapoá conquistou, pelo 9º ano consecutivo, o maior índice NPS (Net Promoter Score) do Brasil, consolidando-se como o porto mais bem avaliado pelos clientes. O indicador mede o nível de satisfação e a disposição dos clientes em recomendar os serviços do terminal.

Segundo o presidente do Porto Itapoá, Ricardo Arten, esse reconhecimento é resultado de investimentos contínuos em tecnologia, inovação e na capacitação da equipe. “Nosso foco é proporcionar a melhor experiência possível aos clientes, garantindo eficiência operacional e um atendimento diferenciado. Esse reconhecimento pelo NPS reforça que estamos no caminho certo”, destaca Arten.

Desde 2017, o Porto Itapoá conta com um departamento exclusivo para atendimento ao cliente, chamado de Customer Care, que centraliza todas as demandas em um único processo, garantindo maior resolutividade e agilidade nas interações. Além disso, investimentos em automação e digitalização dos processos contribuem para a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Segundo Arten, o investimento em pessoas também é um elemento fundamental para essa história de sucesso. “A jornada do cliente é marcada, sobretudo, pela sua relação com as pessoas que compõem nosso time e são essas pessoas que concretizam para o cliente o nosso jeito de atender”, ressalta.

O reconhecimento consecutivo no NPS reforça a posição do Porto Itapoá como referência no setor portuário brasileiro, consolidando sua reputação como um dos terminais mais modernos e eficientes do país.

Fase IV de expansão

O Porto Itapoá anunciou em 2024 sua Fase IV de expansão, com investimentos que somam R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. Esse projeto é mais um passo no crescimento contínuo do Terminal – consolidado entre os quatro maiores do Brasil – que planeja ser o maior e mais eficiente da América do Sul até 2033. “A expansão incluirá 120 mil m² adicionais ao pátio. Além disso, estão previstas novas aquisições de equipamentos de alta tecnologia, que prometem elevar a eficiência e a sustentabilidade do terminal”, explica o presidente.

Entre os novos investimentos, destaca-se a aquisição de mais um portêiner — equipamento essencial para a movimentação de contêineres em navios de grande porte —, o 8º da frota de Itapoá. “Em maio deste ano já receberemos os primeiros equipamentos novos, em dezembro, novos e RTGs e, muito importante, nosso novo portêiner”, revela Arten.

Serão adquiridos 12 RTGs (guindastes sobre pneus) operados por controle remoto. Atualmente, o Porto Itapoá já conta com 10 RTGs controlados remotamente, sendo o primeiro terminal portuário da América do Sul a contar com essa tecnologia. “Estes guindastes são híbridos o que, além de reduzir o consumo de combustível, também diminui as emissões de carbono”, completa. O Terminal conta ainda com outros 17 RTGs convencionais.

Também serão adquiridos nove terminal tractors (TTs), caminhões que movimentam contêineres no pátio e cais. Atualmente, o Terminal conta 49 TTs, sendo 20 deles elétricos, a maior frota do Brasil de TTs elétricos. “Esses TTs são carregados com energia 100% renovável, alinhando-se à política de sustentabilidade do Porto Itapoá”, reforça.

Outra importante aquisição anunciada é um novo scanner de última geração. O Porto Itapoá já conta com dois scanners, equipamentos fundamentais para garantir a segurança da circulação de cargas.

O cais, estrutura onde atracam os navios, também deve ser ampliado em breve, ganhando mais 400m de comprimento, somando-se aos atuais 800m, o que permitirá a atracação de três navios de porte maior. Arten revela que que a ampliação já está licenciada pelo Ibama e que a obra deve seguir um cronograma estratégico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo