Empreendedorismo

Pequena empresa ‘divide’ apartamento em cotas e conquista prêmio na Europa

É de Maringá, no noroeste da Paraná, a pequena empresa vencedora do Real Estate Tokenization Challenge 2021.

A Bravo Empreendimentos se destacou entre 50 empresas de vários países. O evento foi realizado em Londres, Inglaterra, pela Fibree em parceria com a BlickSquare, unindo os setores imobiliário e da tecnologia de blockchain.

Cliente do Sebrae/PR em programas que fomentam o desenvolvimento de tecnologia, com o apoio do Engenium Park e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste) no desenvolvimento de seus projetos, a empresa foi vitoriosa no evento com uma solução de tokenização de um ativo real.

O CEO Evandro Rodrigues diz que o projeto de tokenização começou há cerca de dois anos. As unidades do empreendimento Be Deodoro foram divididas em partes menores. Ou seja: os interessados podem adquirir cotas dos imóveis para vendê-las ou receber os rendimentos de aluguéis equivalentes, por exemplo.

“Pegamos um ativo real, que tem registro de imóvel e fracionamos em vários tokens, e fizemos o ativo digital. A complexidade é gigantesca. São muitos documentos. Um apartamento foi fracionado em cem mil tokens”, explica Rodrigues.

Esse modelo de negócio democratiza o mercado imobiliário, agiliza e proporciona transparência. O objetivo é ampliar a solução, atendendo a incorporadoras e também o público de consumidores que não possui recursos para a compra de unidades inteiras, mas que desejam comprar imóveis na fase de construção.

Uma conta digital estabelece as regras da compra, como se o contrato é de rentabilidade, de propriedade, vantagens por ordem de compra, entre outras. “Tem como fazer uma cadeia. E qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode comprar. Estamos expandindo a atuação do mercado imobiliário”, diz Rodrigues.

O consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, destaca o potencial inovador da empresa como amostra das possibilidades locais. “É um exemplo do que temos condições de fazer na cidade. É um negócio disruptivo para o mundo inteiro, que rompe com um modelo global, e que começa na nossa cidade”, comenta.

Tokenização

Conforme o CEO da Bravo Empreendimentos, para a tokenização imobiliária acontecer, é necessário um imóvel podendo este ainda estar na planta ou já finalizado. No processo é emitido um número finito de ativos digitais (tokens), que passam a representar frações do imóvel. Cada token pode ser vendido individualmente. O dono do token adquire direitos sobre a fração do imóvel, e o token fica armazenado em uma carteira digital.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

NV inaugura a segunda loja em Curitiba

São Paulo, 21 de novembro de 2024 – A NV, marca fashion fundada pela empresária e…

7 horas ago

Maxxi Trainning e SENAI firmam parceria para curso de formação mecânica

Em evento realizado dia 6 de novembro, em Campinas, o Maxxi Trainning, empresa da DPaschoal…

7 horas ago

Judicialização da Medicina é debatida em congresso de Direito Médico

O Poder Judiciário tem se deparado com um número cada vez maior de ações envolvendo…

7 horas ago

Copel lança site e campanha para celebrar 70 anos

A Copel colocou no ar uma nova campanha e uma página na internet para celebrar…

7 horas ago

CAIXA Cultural Curitiba apresenta releitura contemporânea de “Dom Quixote”

Curitiba recebe uma releitura da clássica obra de Miguel de Cervantes no palco da CAIXA…

7 horas ago

Pinhais Cidadã: Vargem Grande recebe feira de serviços no dia 30 de novembro

A Prefeitura de Pinhais, em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), realiza no…

7 horas ago