Empreendedorismo

Pequena empresa ‘divide’ apartamento em cotas e conquista prêmio na Europa

É de Maringá, no noroeste da Paraná, a pequena empresa vencedora do Real Estate Tokenization Challenge 2021.

A Bravo Empreendimentos se destacou entre 50 empresas de vários países. O evento foi realizado em Londres, Inglaterra, pela Fibree em parceria com a BlickSquare, unindo os setores imobiliário e da tecnologia de blockchain.

Cliente do Sebrae/PR em programas que fomentam o desenvolvimento de tecnologia, com o apoio do Engenium Park e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste) no desenvolvimento de seus projetos, a empresa foi vitoriosa no evento com uma solução de tokenização de um ativo real.

O CEO Evandro Rodrigues diz que o projeto de tokenização começou há cerca de dois anos. As unidades do empreendimento Be Deodoro foram divididas em partes menores. Ou seja: os interessados podem adquirir cotas dos imóveis para vendê-las ou receber os rendimentos de aluguéis equivalentes, por exemplo.

“Pegamos um ativo real, que tem registro de imóvel e fracionamos em vários tokens, e fizemos o ativo digital. A complexidade é gigantesca. São muitos documentos. Um apartamento foi fracionado em cem mil tokens”, explica Rodrigues.

Esse modelo de negócio democratiza o mercado imobiliário, agiliza e proporciona transparência. O objetivo é ampliar a solução, atendendo a incorporadoras e também o público de consumidores que não possui recursos para a compra de unidades inteiras, mas que desejam comprar imóveis na fase de construção.

Uma conta digital estabelece as regras da compra, como se o contrato é de rentabilidade, de propriedade, vantagens por ordem de compra, entre outras. “Tem como fazer uma cadeia. E qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode comprar. Estamos expandindo a atuação do mercado imobiliário”, diz Rodrigues.

O consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, destaca o potencial inovador da empresa como amostra das possibilidades locais. “É um exemplo do que temos condições de fazer na cidade. É um negócio disruptivo para o mundo inteiro, que rompe com um modelo global, e que começa na nossa cidade”, comenta.

Tokenização

Conforme o CEO da Bravo Empreendimentos, para a tokenização imobiliária acontecer, é necessário um imóvel podendo este ainda estar na planta ou já finalizado. No processo é emitido um número finito de ativos digitais (tokens), que passam a representar frações do imóvel. Cada token pode ser vendido individualmente. O dono do token adquire direitos sobre a fração do imóvel, e o token fica armazenado em uma carteira digital.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Grupo Boticário, Produtora e Instituto KondZilla se unem para lançar nova edição do Empreendedoras da Beleza

O Empreendedoras da Beleza é um programa do Grupo Boticário que oferece capacitação profissional gratuita…

26 minutos ago

Seca e calor ameaçam plantio da soja no Centro-Oeste

A queda na umidade do solo, altas temperaturas e as chuvas abaixo da média dos…

32 minutos ago

Soft Care, marca pioneira no desenvolvimento de dermocosméticos para prevenção da saúde de cães e gatos, chega a Ásia

A Soft Care, marca focada em cuidados preventivos para cães e gatos da Pet Society, chega à…

34 minutos ago

Semana das Telas Grandes Samsung tem ofertas imperdíveis em TVs de até 98 polegadas

A Samsung Brasil anuncia a Semana das Telas Grandes1, uma campanha especial que oferece promoções imperdíveis em…

41 minutos ago

Diretor da Tria Empilhadeiras ressalta os benefícios das baterias de lítio em uma operação

São Paulo, setembro de 2024 - De acordo com um estudo realizado pela McKinsey Battery…

43 minutos ago

Paris 2024: Brasil quebra todos os recordes de medalhas a um dia do fim dos Jogos

No dia mais vitorioso da história do Brasil nos Jogos Paralímpicos, o país conquistou 16 medalhas:…

52 minutos ago