Turismo

Pequenas empresas conquistam o selo Qualidade no Turismo do Paraná

Trinta e oito pequenos negócios foram reconhecidos com o selo Qualidade no Turismo do Paraná, que certifica estabelecimentos turísticos com alto padrão de qualidade relacionados à gestão e aos serviços. A entrega ocorreu na última sexta-feira (28), durante a Expo Turismo Paraná 2025, em Curitiba.

Darci Piana destacou a força da parceira entre as instituições como fator fundamental para o crescimento do turismo do Paraná.

A cerimônia entregou a 38 empresas o reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze, além de conceder o Prêmio Aldo Carvalho ao negócio que obteve a maior nota da avaliação que, nesta edição, ficou com a vinícola Família Fardo, de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. No ciclo, 241 micro e pequenas empresas aderiram ao processo de adequação ao Selo, com um aumento de faturamento médio de 23% e da carteira de clientes em 55% para os participantes.

Para o vice-governador e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, o trabalho conjunto em favor dos empresários de turismo do Estado está diretamente relacionado à qualidade dos negócios.

“Os resultados que observamos são fantásticos e refletem o trabalho de apoio aos empresários, para que eles possam administrar melhor os seus negócios, com qualidade na prestação de serviços. Juntas, instituições como o Sebrae/PR, a Fecomércio PR e o governo do Estado estão fazendo a sua parte e o resultado é que temos um turismo com crescimento acima de 30%. Juntos, vamos mais longe”, ressalta Piana.

Dados recentes demonstram a potência do turismo paranaense. Segundo números do IBGE, o setor cresceu 7,1% entre fevereiro de 2024 e janeiro deste ano, tendo a terceira melhor variação do País. Apenas em janeiro, o Paraná recebeu mais de 206 mil turistas internacionais, o maior número para o início de ano desde o começo dos registros históricos. Além disso, informações da Receita Federal indicam que, hoje, o Estado possui 171 mil empresas do setor de turismo, sendo 89% delas de pequeno porte.

Em sua fala, Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, pontuou que o impacto do Selo vai além da confirmação da excelência das empresas vencedoras. Na sua visão, os negócios bem avaliados refletem um turismo mais forte e rentável no Estado.

Vitor Tioqueta reiterou o impacto positivo das empresas vencedoras do selo na economia do Estado.

“O turismo no Estado se fortalece ainda mais com iniciativas como o Selo. São empresas que investiram no aprimoramento de seus negócios e que contribuíram diretamente para a melhoria da qualidade do turismo em suas regiões. São negócios que merecem o nosso reconhecimento, pois a busca incessante pela excelência se traduz em melhores processos e maior lucratividade para as micro e pequenas empresas atendidas pelo programa”, afirma Tioqueta.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Secretaria de Estado do Paraná (Setu), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR).  Todas as chanceladas estão disponíveis no site do Sebrae/PR: https://www.sebraepr.com.br/melhoresdoturismo/

Na entrega do selo Qualidade no Turismo do Paraná, cinco pequenos negócios que se destacaram na jornada, receberam a maior nota da avaliação. Confira quais são as melhores empresas de turismo do Paraná.

Prêmio Aldo Carvalho

Da Vinícola Família Fardo, Justina recebeu dois troféus: Prêmio Aldo Carvalho e o selo na categoria Gastronomia.

A maior pontuação e que, portanto, ficou com o Prêmio Aldo Carvalho (e com a categoria “Gastronomia”) foi a vinícola Família Fardo, de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. Com a entrada no mercado em 2014, a empresa investiu em uma experiência que traz a harmonização de vinhos com pratos especiais, novas máquinas de produção da bebida, ampliação da infraestrutura, além da busca por processos como a certificação ESG e do reaproveitamento de resíduos da uva. A entrega do prêmio foi feita por Álvaro Pavanelli, irmão de Aldo Carvalho, criador do Selo que faleceu em 2020.

Justina Fardo, administradora do negócio, pontua que a busca pelo aprimoramento da experiência na vinícola foi fundamental para a conquista do prêmio.

“Estou sem palavras. É uma honra receber um prêmio tão especial, mas, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito grande. Nós investimentos e buscamos apoios externos, como o do Sebrae/PR e da Fecomércio PR, para poder viver esse momento incomparável. A conquista é um reflexo do crescimento que tivemos”, observa Justina.

Secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos; Justina da Vinícola Família Fardo; Darci Piana, vice-governador; Alvaro Pavanelli; e Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Meios de hospedagem

A conquista do Selo também premiou empresas com décadas de atuação e que buscaram o aperfeiçoamento dos seus processos, resultando em um grau de excelência. Vencedor na categoria “Meios de hospedagem”, o Hotel Planalto Select, de Ponta Grossa, destaca a união entre a confiabilidade de uma grande rede com a atenção aos detalhes de um hotel exclusivo, como conta o diretor executivo do estabelecimento, Daniel Wagner.

“O Selo nos motiva a melhorar e lapidar nossas técnicas de gestão e nossa busca incansável pela satisfação do cliente. Ele é também uma chancela de qualidade, que garante que o hotel é um local confiável para se hospedar. Ao aliar confiabilidade e cuidado com os detalhes, algo em que as equipes das instituições têm nos ajudado há quase duas décadas, conseguimos crescer e aprimorar o negócio”, comenta o diretor executivo.

Irapuan Cortes, presidente da Abeoc/PR; Daniel Wagner, do Hotel Planalto Select; e Paulo Iglesias, presidente da ABIH-PR.

Agência de viagens

Na categoria “Agência de viagens”, a empresa vencedora do Selo foi a Vivenciar Turismo, de Curitiba, que se consolidou no mercado com a promoção de experiências que conectam turistas com a cultura e a natureza da região da capital. Para Marcelo Teixeira, CEO da agência, o reconhecimento coroa uma política de treinamentos e orientações internas que resulta em uma melhor qualidade dos roteiros oferecidos.

“Desde 2021, nosso objetivo foi valorizar o turismo de experiência, garantindo acessibilidade e diversidade para os visitantes. A certificação valida nosso trabalho e nos deixa fortalecidos, pois reconhece o nosso esforço para trazer melhores práticas de turismo, uma equipe capacitada e processos otimizados”, conta Teixeira.

José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças; João Rigon Filho, presidente da Abav/PR; Marcelo Teixeira, da Vivenciar Turismo; José Luiz Velloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Atrativo turístico

O Selo Ouro da categoria “Atrativo turístico” foi concedido à empresa Muro Alto Eventos, de Quatro Barras, que já havia conquistado a mesma certificação na edição anterior da premiação. Criado em 2017, o empreendimento oferece soluções para eventos corporativos e conta hoje com uma estrutura que inclui suítes e chalés de hospedagem, prontos para atender diversos públicos. Thammy Tonegawa, diretora da empresa, avalia que o Selo é essencial para manter um alto nível de qualidade dos serviços.

“O processo de adequação do Selo é o que nos permite avaliar processos e identificar ajustes que aprimoram a experiência dos clientes. Como, no dia a dia, esses pontos podem acabar ficando em segundo plano, o olhar externo nos ajuda a manter um alto padrão de qualidade”, destaca Thammy.

Secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos; Thammy Tonegawa, da Muro Alto Eventos; Darci Piana, vice-governador; e Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Eventos

A conquista do Selo Ouro na categoria “Eventos” ficou com a De Angeli, de Foz do Iguaçu. O negócio, criado em 2008, se consolidou como uma empresa de organização de grandes eventos, que hoje conta com 14 colaboradores e, segundo o proprietário, Paulo de Angeli, uma forma diferente de divulgar a cidade como destino turístico.

“Com o tempo, evoluímos para uma empresa de grandes eventos e mudamos a forma de divulgar Foz do Iguaçu, dando à cidade o valor e a grandiosidade que ela merece. O Selo é a confirmação do nosso compromisso com a melhoria contínua dentro do negócio, em um processo no qual contamos com muito apoio”, indica Angeli.

César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR; Paulo De Angeli, da De Angeli; e Carlos Alberto de Sotti Lopes, diretor do Sesc PR.

Conheça os critérios

selo Qualidade no Turismo do Paraná tem como objetivo a melhoria na gestão e qualidade dos serviços oferecidos pelo setor turístico do Estado, por meio da adoção de boas práticas e aumento da competitividade, eficácia e flexibilidade das empresas. A avaliação dos negócios é uma iniciativa que conta com a participação, além do Sebrae/PR, Fecomércio PR e ABAV-PR, da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc-PR).

O Selo é destinado a micro e pequenas empresas paranaenses das áreas de agências de viagens, eventos, gastronomia, hospedagem, transportes e atrativos turísticos. A certificação dos negócios conta com um diagnóstico de excelência em gestão e avaliação de um turista oculto. A pontuação mínima para a obtenção do certificado é de 80 pontos; a empresa com a maior nota em sua categoria recebe o troféu Qualidade no Turismo do Paraná e a empresa com a maior nota dentre todos os participantes, recebe o Prêmio Aldo Carvalho.

Selo Qualidade no Turismo do Paraná é resultado de diversas parcerias.

A premiação, que chega à sua 6ª edição, ainda contou com a presença do secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos; o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; o presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paulo de Angeli; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), João Rigon Filho; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Luís Fernando Menuci; Paulo Iglesias, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR); Patrícia Albanez, a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR; Paulo Nauiack, vice-presidente da Fecomércio PR; Giovanni Bagattini, Assessor da Presidência da Fecomércio Paraná; Carlos Alberto de Sotti Lopes, diretor do Sesc PR; e Sidnei Lopes de Oliveira, diretor do Senac PR.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…

6 horas ago

Após pressão do Sistema FAEP, governo federal suspende lista de espécies invasoras

O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…

6 horas ago

NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…

7 horas ago

SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…

7 horas ago

Paraná inicia a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para o Interior

Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…

15 horas ago

Fundação Araucária e Renault divulgam programa de bolsas para a indústria automotiva

O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…

15 horas ago