Empreendedorismo

Pequenas empresas podem aderir ao Mercado Livre e economizar até 35% em energia

Joinville, outubro de 2023 – A partir de 1° de janeiro de 2024, entram em vigor as novas regulamentações para o Mercado Livre de Energia, conforme portaria do Ministério de Minas e Energia. Atualmente, as operações estão restritas a consumidores com demanda superior a 500 quilowatts (kW) e a mudança permitirá que pequenas e médias empresas migrem para o mercado livre.

A RBE, primeira comercializadora de energia do estado de Santa Catarina, já se consolida para a entrada neste mercado potencial com o lançamento do Poupa-e. “A abertura do mercado traz uma gama de oportunidades. Por meio da modalidade varejista, poderemos atender, com o Poupa-e, a qualquer consumidor conectado em média ou alta tensão (Grupo A), com demanda contratada acima de 30 kW, o que antes só era possível a clientes de maior porte. Em termos práticos, qualquer empresa que tenha uma conta de energia partindo de R$ 5.000,00/mês poderá ter esse benefício”, ressalta Rafael Stuchi, Gerente de Trading da RBE.

A RBE tem se destacado no mercado livre de energia nos últimos 12 anos, como comercializadora de energia elétrica e gestora de consumidores e geradores que operam nesse mercado. A empresa desempenhou um papel crucial ao facilitar a transição de um grande número de empresas ao Ambiente de Contratação Livre, dentre elas, a Beto Carrero World, que alcançou uma economia de mais de 25% em sua fatura de energia após deixar o mercado cativo. Hoje, oferece produtos e condições para viabilizar a redução de custos com energia elétrica em até 35% para seus clientes.

“Atualmente estamos negociando com empresas que se encaixam na nova categoria para a migração a partir do início do ano que vem e queremos triplicar o número de clientes de nossa carteira até o fim de 2024”, destaca Stuchi.

Oportunidade de economia e crescimento sustentável

A mudança no Mercado Livre de Energia, respaldada pela ANEEL, tem despertado o interesse de um grande número de empresas. Um levantamento recente, realizado em parceria com as principais distribuidoras de energia do país, indica que mais de 5 mil consumidores vão adotar essa opção no próximo ano. Espera-se que, a longo prazo, cerca de 72 mil clientes migrem para esse modelo, conhecido como Mercado Livre Varejista.

De acordo com estudos da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), a abertura do Mercado Livre vai proporcionar às pequenas e médias empresas reduções acima de 20% na conta de energia, podendo, segundo o mercado, chegar a 35%, a depender da tarifa da distribuidora e do preço da energia negociado no ambiente livre. Isso representa uma grande vantagem em relação aos modelos de redução de custos disponíveis hoje para essas empresas como, por exemplo, a geração distribuída, que dificilmente atinge esses patamares de economia.

Além disso, esse ambiente também estimula a expansão do uso da energia renovável, representando atualmente 31% da geração a partir de fontes renováveis incentivadas.

Sobre a RBE

Fundada em 2011 e localizada em Joinville (SC), a RBE é uma empresa do Grupo H. Carlos Schneider, que comercializa energia elétrica no mercado livre. Atualmente, a companhia conta com uma sólida carteira de clientes sob sua gestão, entre indústrias, empresas e instituições de grande porte. Com o compromisso de fornecer soluções em energia elétrica mais econômicas, a RBE oferece serviços que vão da consultoria até à venda e à gestão energética. Saiba mais em: www.rbenergia.com.br ou pelo telefone (47) 98920-8557.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

O Boticário anuncia startup vencedora do edital ‘Resíduo Extinto’

São Paulo, junho de 2024 - Comprometido em contribuir efetivamente para a mudança do cenário de…

34 minutos ago

Febraban comenta novas normas de Open Finance

A Febraban e seus bancos associados estão desde o começo inseridos e engajados nas discussões…

38 minutos ago

Santos Brasil antecipará em cinco anos conclusão do projeto que eleva a capacidade do Tecon Santos para 3 mi de TEUs

A Santos Brasil antecipará em cinco anos a conclusão do projeto que eleva a capacidade…

1 hora ago

IguanaFix, da MadeiraMadeira, cresce 600% em 2023 e quer chegar a perto de R$ 100 milhões em 2024

A IguanaFix, plataforma de serviços de montagem de móveis adquirida pela MadeiraMadeira em 2021, registrou um crescimento expressivo…

1 hora ago

Plataforma que mapeia emoções é diferencial em estande na ABF Expo

As três empresas do grupo liderado por João Apolinário: Polishop, Decor Colors e Mega Studio…

1 hora ago

Instituto Oi Futuro e 42 firmam parceria inédita para imersão de alunos da rede pública em programação

Buscando a formação de programadores e profissionais de TI cada vez mais qualificados na rede…

1 hora ago