fbpx
Geral

Pesquisa da ACP revela comportamento de consumo para uso do 13º salário e Black Friday

A Associação Comercial do Paraná (ACP) divulga os resultados de uma pesquisa que analisa o comportamento de consumo dos paranaenses em relação ao 13º salário e à Black Friday, programada para 29 de Novembro. A sondagem, realizada entre 29 de Outubro e 1º de Novembro, ouviu 367 consumidores.

Os dados indicam que 43,89% dos entrevistados planejam utilizar o 13º salário para pagar contas, enquanto 42,50% optaram por guardar o valor. 

Apenas 23,06% destinarão o valor para compras pessoais, 20% para viagens, 18,89% para itens para a casa e 16,39% para presentes. Notavelmente, apenas 4,44% afirmaram que pretendem usar o 13º para adquirir um automóvel.

A pesquisa também revelou que 81,47% dos consumidores consideram interessante a Black Friday, com 58,04% planejando aproveitar as promoções. Em contraste, 42,96% não têm intenção de comprar durante o evento.

Quando questionados sobre as categorias de produtos que pretendem adquirir na Black Friday, 56,94% mencionaram roupas e calçados, seguidos por 39,23% para eletrônicos, 34,93% para eletrodomésticos e 20,57% para cosméticos. Pacotes de viagens e acessórios diversos foram citados por 15,31% e 12,44% dos entrevistados, respectivamente. Cerca de 15% optaram por outros itens.

Quanto ao local de compra, 87,56% dos entrevistados preferem as compras online, enquanto 35,89% optam por lojas de shopping e 33,49% pelo comércio de rua. Supermercados e hipermercados foram mencionados por 19,14%.

A sondagem também levantou expectativas em relação aos gastos na Black Friday: 36,84% pretendem gastar acima de R$ 1.000, 25,36% entre R$ 500 e R$ 1.000, e 19,62% entre R$ 200 e R$ 500. Apenas 5,26% planejam gastar de R$ 100 a R$ 200, enquanto 12,92% ainda não definiram um valor.

“O intuito de nossa Associação é sempre auxiliar os comerciantes a identificar oportunidades e a melhor forma de aproveitá-las, gerando renda e emprego”, resume o Presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.

Pensando em incrementar ainda mais o suporte fornecido ao associado, a ACP conta com o serviço de Inteligência de Mercado, oferecendo informações que permitem conhecer o ambiente no qual o produto ou serviço é ofertado e, assim, definir ações de produção, venda e marketing mais eficientes. Da mesma forma, a ferramenta permite estudar melhor o perfil do cliente em potencial para executar ações com rapidez e assertividade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo