Empreendedorismo

Pesquisadores desenvolvem protótipo de máquina de capina a vapor

Colaboradores da Itaipu Binacional e pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon (Fundecamp) desenvolveram, em conjunto, um protótipo de máquina de capina a vapor para controle de plantas daninhas em lavouras orgânicas.

O sistema é composto por caldeira, gerador e aplicadores, que foram fixados em uma carreta e adaptados para uso agrícola.

A iniciativa integra o rol de ações de um convênio assinado em outubro de 2020, envolvendo as três instituições, com vigência até outubro de 2023.

Os investimentos totais são de R$ 6,9 milhões, sendo R$ 2,8 milhões de Itaipu.

O objetivo é pesquisar tecnologias para produção orgânica (sem o uso de agrotóxicos) e estimular o plantio direto na área de abrangência da binacional.

Crédito: Emerson Fey/Unioeste.

A máquina de capina a vapor ainda está em fase de ajustes, mas já começou a ser testada em uma área experimental cedida pelo governo do Estado à Unioeste, em Entre Rios do Oeste, para projetos pedagógicos e de pesquisa.

O técnico da Itaipu Ronaldo Pavlak, da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD), explica que as plantas daninhas nascem de forma espontânea e são um grande desafio para os agricultores orgânicos. Por isso, diferentes estratégias foram estudadas.

“A capina, por exemplo, é muito onerosa, revolve o solo (o que não é indicado no plantio direto) e teria de ser trabalhada em áreas pequenas”, diz.

Outras soluções avaliadas foram descarga elétrica (perigosa e menos eficiente) e fogo (que apresenta risco de incêndio).

A utilização da água quente poderia ser uma alternativa, mas a forma de aplicação era um grande desafio operacional.

A quantidade de água utilizada por hectares e o cuidado para atingir o alvo (plantas daninhas) e não afetar a vida no solo fizeram surgir a ideia de adaptar o sistema a vapor.

“O vapor não chega a aquecer tanto o solo e, desta forma, consigo fazer o controle. O aplicador é uma campanula (como se fosse uma bacia virada de cabeça para baixo), formando um bolsão de vapor. Conforme o trator com a carreta se desloca, as plantas daninhas morrem”, diz.

Segundo ele, o conceito não é novo, já foi estudado por outras instituições, mas essa é a primeira vez que um projeto semelhante sai do papel e é testado no campo.

A intenção é concluir o estudo até outubro de 2023, data limite do convênio. Em seguida, o produto poderá ser patenteado (por Itaipu e Unioeste) e ficar disponível para o mercado.

“Nosso objetivo não é gerar lucro, mas contribuir para o desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil”, afirma.

Ainda de acordo com Pavlak, a pesquisa está alinhada à missão de Itaipu, de promover o desenvolvimento sustentável no Brasil e Paraguai, e contribui para a busca de soluções tecnológicas que reforcem a segurança hídrica, reduzindo o assoreamento do reservatório e a contaminação da água.

Convênio amplo

O convênio entre Itaipu, Unioeste e Fundecamp contempla outras ações, como testes com variedades de soja e de banana, mais adaptadas ao sistema orgânico, pesquisas de agentes biológicos para controle de pragas e doenças e técnicas de manejo e fertilidade do solo.

“Essas ações viabilizam a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, proporcionando aos acadêmicos o fortalecimento dos conhecimentos técnicos obtidos na universidade e a agregação de valor para a sociedade”, afirma o professor da Unioeste Emerson Fey, que está à frente do desenvolvimento do protótipo.

As soluções poderão ser divulgadas junto à rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que é atendida pela binacional e reúne duas mil propriedades em 44 municípios lindeiros ao Lago Itaipu e regiões Oeste do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Paraná

A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por…

10 horas ago

Shopping Curitiba funcionará em horário especial neste fim de ano

O Shopping Curitiba irá funcionar em horário especial neste final de ano. De quinta-feira (19)…

10 horas ago

Feira Arte Viva CWB Termina o Ano com Arte, Literatura e Diversão para Toda a Família

Por Emanuelle Spack  A última edição do ano da Feira Arte Viva CWB acontece neste sábado, dia…

10 horas ago

Altas ondas na última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 na definição dos campeões em São Francisco do Sul(SC)

As emoções do Circuito Surf Talentos Oceano - edição 2024 chegou ao fim, reunindo os…

10 horas ago

Klabin alcança pontuação histórica no índice Dow Jones de Sustentabilidade

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em…

10 horas ago

Autoleitura da conta de água permite ao cliente controlar o consumo

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) está iniciando o recebimento dos dados de leitura…

10 horas ago