Categories: Geral

PIB do Paraná deve superar a média do país e crescer 2,2% em 2024, estima Santander

O Paraná deve continuar a trajetória positiva e apresentar crescimento de 2,2% em 2024, na avaliação do Santander. O desempenho é superior ao esperado pelo banco para o País, que prevê alta de 2% para o PIB brasileiro no ano.

Os números estão em um estudo especial que apresenta estimativas da instituição por estados e regiões do país para o horizonte de 2022 a 2025. Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2021.

Autor do levantamento ao lado dos economistas Rodolfo Pavan e Henrique Danyi, o economista Gabriel Couto observa que, em 2023, também pelas projeções do Santander, a economia paranaense avançou 6,2%, seguida de aumento de 2,8% no ano anterior. “O Paraná tem indicado taxas de crescimento elevadas nos últimos anos e foi a principal influência positiva sobre o PIB da região Sul como um todo no ano passado”, observou.

O PIB agropecuário paranaense, que teve uma forte expansão em 2023, na esteira da retomada de 2022 e da safra recorde, agora tende a apresentar números menores. Depois de um salto de 33% no ano passado, vai diminuir 2% este ano, nas projeções do banco.  “A devolução de parte dos fortes ganhos da safra de 2023 tende a impactar o PIB do estado, em 2024. Os resultados do Paraná também têm apontado maior volatilidade, em parte como consequência de seguidos problemas climáticos”, aponta Couto.

O PIB industrial do estado deve crescer, mas em menor ritmo, similar ao do ano anterior. A projeção para 2023 foi de 1,3% e para este ano é de 1%. Já para 2025 o movimento de crescimento tende a ser mais representativo, chegando a um aumento de 2,3%.

A melhor projeção é para o setor de serviços, que deve avançar 3,5% em relação a 2023, estima o Santander. De acordo com os últimos dados do IBGE, de 2021, o PIB dos serviços representa 61,6% da economia paranaense, seguido pela indústria (27,2%) e setor agro (10,7%).

Já para o Sul como um todo, o Santander prevê alta de 0,5% do PIB em 2024, e de 2,4% em 2025. Couto observa que o PIB gaúcho é o mais representativo da região, com peso de 37,5% na economia regional. Paraná e Santa Catarina respondem por 36,8% e 25,7% do PIB do Sul, respectivamente. A desaceleração no crescimento da região este ano acontece em função das enchentes no Rio Grande do Sul, mas a economia regional deve voltar a acelerar em 2025.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Jockey Plaza Shopping recebe maior Flash Mob de canto do Brasil

Na última sexta-feira(16), os clientes do Jockey Plaza Shopping foram surpreendidos no início da noite…

25 segundos ago

Maior tributo ao Nirvana do mundo retorna ao Brasil para tour histórica com Orquestra Sinfônica

Depois de passar por cidades icônicas como Barcelona, Madrid, Londres, Lisboa, México, Argentina e Uruguai,…

13 minutos ago

Câmera ligada ininterruptamente no ‘home office’ gera indenização

Uma loja de departamentos de móveis em Curitiba foi condenada pela Justiça do Trabalho a…

16 minutos ago

Dissídio coletivo de greve de eletricistas no Paraná termina em acordo no TRT-PR

Terminou em acordo a audiência de dissídio coletivo de greve de eletricistas, que atuam na…

18 minutos ago

Minimoto mais vendida no Brasil ganha edição limitada

A minimoto mais vendida no Brasil acaba de ganhar uma edição limitada em comemoração ao…

20 minutos ago

55 anos do IEL Paraná

Fundado em 21 de agosto de 1969, o IEL Paraná é considerado um importante apoio à inovação…

22 minutos ago