Piloto curitibinha vence o Campeonato Brasileiro de Kart e busca o mundial
O curitibinha Gustavo Bonk, 11 anos, conquistou o Campeonato Brasileiro de Kart de 2022. Gustavo venceu a categoria Mini Max Rotax, no Kartódromo Arena de Itu, no dia 16 de outubro.
Nesta terça-feira (8/11), o campeão foi recebido pelo prefeito Rafael Greca no Palácio 29 de Março. Gustavo estava acompanhado do pai, o dentista Claiton Cordeiro, do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr., e da amiga Eliane Wosgerau.
“É com muita alegria que recebo o curitibinha Gustavo Bonk, campeão de kart e orgulho de Curitiba”, disse o prefeito, que tirou fotos com o garoto e os troféus.
Greca também falou sobre a Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, que prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para serem investidos diretamente em projetos esportivos.
O secretário Pijak Jr. explicou que a lei estabelece idade mínima de 12 anos para os integrantes do projeto e dessa forma o piloto Gustavo Bonk estará apto para se candidatar ao incentivo no ano que vem.
Mundial em Portugal
Até lá, o menino tem muitos planos para colocar em prática. Neste sábado (12/11), ele embarca para Portugal para disputar o Mundial de Kart, modalidade Rotax, que acontecerá em Portimão, na região de Algarve.
“Quero trazer o título mundial para o Brasil e Curitiba”, disse Gustavo, que tem como ídolo o bicampeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen.
O pai do garoto, Claiton Cordeiro, contou que a paixão pelo automobilismo surgiu depois que ele o levou para ver uma corrida de kart.
“O Gustavo não se identificou com futebol e outros esportes, mas quando assistiu à corrida quis logo dar uma volta de kart. E aí, pronto: se apaixonou pelo automobilismo”, descreveu Claiton.
Ele quer continuar incentivando o filho na carreira. “A meta é chegar na Fórmula 4 quando ele completar 15 anos de idade. Este estágio é a porta de entrada para a Fórmula 1, que é a elite do automobilismo”, sonha Claiton.