fbpx
Religião

Pinhais 30 Anos: Missa em Ação de Graças é celebrada com representantes de todas as paróquias de Pinhais

No último domingo, dia 6, foi celebrada a Missa em Ação de Graças na paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança de Pinhais. 

A cerimônia teve início às 19 horas, com condução do padre César Vagetti, da paróquia Nossa Sra. da Saúde (Jardim Cláudia).

Os demais padres, representando cada paróquia de Pinhais, concelebraram a Missa, que ainda teve declarações da prefeita, da vice-prefeita e do deputado Luizão, ao final do evento que é parte da programação de aniversário do município.

A celebração católica teve participação das cinco comunidades do município, além da presença da prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o secretário municipal de governo Ricardo Pinheiro, a secretária de educação Andrea Franceschini, o secretário de segurança e trânsito Anderson Mendes de Araújo, o vereador Fabrício e o deputado federal Luizão Goulart.

No início da missa, os representantes de cada paróquia entraram carregando a imagem de sua comunidade.

Membros das paróquias Nossa Senhora Aparecida (Weissópolis), Nossa Senhora da Boa Esperança (Centro), Nossa Senhora da Luz (Emiliano Perneta), Nossa Senhora da Saúde (Jardim Claudia) e São José Operário (Maria Antonieta) levaram ao altar as suas respectivas imagens.

Durante o sermão, o padre César pediu orações e graças.

“Reconhecemos que tudo vem de Deus. Nossa cidade Pinhais está crescendo, são 30 anos, não só economicamente, geograficamente, mas espiritualmente. A minha paróquia Nossa Senhora da Saúde, com 13 anos, tem crescido graças ao Estado, graças a economia, tem se expandido. Por este motivo estamos aqui hoje, se não fosse o desenvolvimento do município, não teríamos igreja”, falou o padre.

Em referência ao tema da Campanha da Fraternidade de 2022, o líder religioso chamou a todos em preces pela Educação. “O lema ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, traz temas que são urgentes em nossa vida e sociedade. Para lembrarmos os valores da família, da caridade, dos idosos.

Nossos relacionamentos que, muitas vezes, não são bons, também entre alunos e professores. O ensinamento de hoje, durante a Páscoa, é vencer os nossos velhos hábitos, realizando as mudanças que precisamos em nossas vidas”, disse o padre durante o sermão.

Após a Comunhão, foram chamados ao altar os professores e a secretária municipal de educação Andrea Franceschini para juntos rezarem ao pé de Nossa Sra. Ave Maria. Representante da paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, o padre Giovani pediu para que a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria e o deputado Luizão Goulart falassem ao público presente, em virtude do aniversário de Pinhais.

‘Uma cidade que cresce bastante, que se desenvolve, isso acontece porque aqui temos um povo de muita fé, um povo que acredita muito que, através das boas ações, de mãos dadas, estamos fazendo com que essa cidade se torne um lugar cada vez melhor de se viver”, comentou Rosa Maria.

“Quando cheguei aqui como professora e Deus me deu a graça de estar ao lado da prefeita Marli, isso é graça de Deus. A igreja desse município é muito forte, ela ora muito por nós. Nós não somos nada sem a ajuda de vocês, então hoje a nossa palavra é gratidão”, concluiu a vice-prefeita.

Agradecendo a todos os presentes, a prefeita Marli Paulino lembrou de sua história na cidade. “Estou a quase 30 anos aqui, criei meus filhos aqui, contribuí como vereadora, como empresária, como vice-prefeita e agora como prefeita. Agradeço a toda comunidade por esperar, acreditar e confiar em nós, em tudo aquilo que propusemos. Já cumprimos nosso plano de governo em mais de 40%, no segundo ano de mandato. Que Deus continue nos abençoando nessa jornada que temos pela frente”, finalizou a prefeita.

No pedido da palavra, o deputado federal Luizão Goulart reforçou a importância da Educação como área fundamental para o futuro da cidade.

“Este é um momento de agradecer a nossa secretária de educação Andrea Franceschini, já que a Campanha da Fraternidade é sobre educação, a prefeita e a vice-prefeita, que são responsáveis por 15 mil crianças aqui em Pinhais — que vão pra escola, precisam de professor, merenda, diretor, material escolar. A responsabilidade de ter conteúdo de qualidade para educação. Já tiveram prejuízo com a pandemia e agora precisam recuperar, mas a responsabilidade dos funcionários da prefeitura é muito grande para fazer sempre o melhor”, destacou o deputado.

“Eu quero agradecer a oração de vocês pelo município, porque o município é a extensão de nossa casa. Com 30 anos, Pinhais é uma cidade adulta, hoje temos aqui tudo que precisamos”, ressaltou Luizão.

O deputado ainda aproveitou a ocasião para reforçar que a prefeitura de Pinhais está planejando a construção de um novo hospital.

“Hoje temos o hospital maternidade, as crianças podem nascer aqui há 12 anos. O planejamento é para construir e manter um hospital por 35 anos. Construir um hospital é fácil, o difícil é manter o hospital funcionando, com qualidade no atendimento. Mas é isso que está sendo feito, com muita responsabilidade, e eu sou testemunha disso”, afirmou.

A celebração encerrou com os ritos finais da Missa em Ação de Graças, conduzidos pelos padres e demais líderes religiosos. Ao final, fiéis de todas as paróquias se reuniram para fotos e despedidas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo