Geral

Pinhais alcança segunda maior nota do Paraná em levantamento sobre controle interno do TCE

A Controladoria Geral do Município de Pinhais ganhou destaque em recente levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) com relação à atuação das unidades de controle interno (UCIs). Dos 399 municípios paranaenses, Pinhais alcançou a segunda maior nota do estado ao atingir 9,05 dentro de uma escala de 0 a 10.

Para a controladora-geral do município, Keren Letícia Sales Pereira, a nota é reflexo do empenho da equipe.

“Em 2023, estabelecemos um projeto ambicioso que focava em aprimorar o planejamento das ações da Controladoria e buscar a efetividade dessa atuação.

De lá pra cá, vivenciamos um intenso engajamento das equipes em tarefas que visavam o alcance desses objetivos. O resultado da avaliação do TCE-PR comprova que cada uma das ações implementadas contribuiu decisivamente para um desempenho destacado de Pinhais na avaliação das UCIs”, destaca.

De acordo com Murillo Costa Silva, diretor do Departamento de Auditoria Geral, o avanço na utilização de técnicas de planejamento, execução e monitoramento das fiscalizações é uma meta que vem sendo desenvolvida desde o último ano.

“Passamos a trabalhar com matrizes de risco, planejamento, achados e recomendações, foram estabelecidas novas ferramentas de fiscalização alinhadas a órgãos de referência e executadas outras ações importantes. A integração das equipes da CGM e a qualidade técnica dos nossos servidores nos momentos de planejamento e execução do Plano de Trabalho possibilitaram esse excelente resultado”, enaltece.

O levantamento foi realizado durante o mês de outubro por meio do envio de questionários do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov). De acordo com o TCE-PR, foram avaliados os instrumentos de planejamentos de atividades, a alocação de recursos, a instrumentalização dos processos e a realização dos serviços de auditoria interna, incluindo os resultados dos monitoramentos promovidos pelas UCIs municipais.

Feito de acordo com a Nota Técnica nº 29/2024 da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) da Corte, o levantamento foi o primeiro do tipo realizado pelo TCE-PR, e, de acordo com o órgão, deve ser promovido anualmente a partir de agora a fim de fazer parte da instrução dos processos de análise das Prestações de Contas Anuais (PCAs) dos prefeitos paranaenses.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Itaipu inicia construção de casas populares do Projeto Moradias

As obras do Projeto Moradias, iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec,…

2 horas ago

Revitalização de sistema de transmissão da energia de Itaipu tem sua primeira grande entrega

O sistema de transmissão de alta tensão em corrente contínua (HVDC, em inglês) da subestação…

3 horas ago

TCP recebe primeiro navio a utilizar novo calado máximo de 12,60 metros

Na última sexta-feira (13), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá,…

3 horas ago

Construído em tempo recorde, hospital veterinário irá atender 50 animais por dia

Curitiba passa a contar com o primeiro hospital veterinário municipal do Paraná. O prefeito Rafael Greca…

3 horas ago

Hospital convida a comunidade para Serenata de Natal aos pacientes

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) vai realizar na próxima terça-feira, 17 de dezembro,…

3 horas ago

Eduardo Pimentel tem contas de campanha para a Prefeitura de Curitiba aprovadas pela Justiça Eleitoral

O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, teve as contas de sua campanha aprovadas sem…

3 horas ago