Educação

Pinhais: brinquedos estimulam autonomia das crianças

Utilizados na educação infantil, os mobiliários promovem experiências motoras significativas e visam maior autonomia em relação às iniciativas e escolhas das crianças.

Com o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças atendidas na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investe em móveis e brinquedos montessorianos.

De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o município de Pinhais tem como premissa o cuidado e o respeito com as crianças e suas infâncias. 

“Temos o compromisso de assegurar o direito de brincar e se divertir, tendo sempre um olhar cuidadoso e de respeito com as crianças. Portanto, consideramos a importância de disponibilizar materiais, mobiliários e brinquedos que promovam experiências motoras e brincantes marcantes e que garantam também os direitos de aprendizagens e desenvolvimento”, explica.

“Calcada na linha progressista, acreditamos em uma educação emancipadora, na qual a criança seja protagonista de seu aprendizado. As crianças criam e recriam os espaços, aprendem e se desenvolvem de forma lúdica e criativa. No brincar e ao brincar, elas percebem o mundo ao seu redor e com isso se desenvolvem de forma integral. Compreende-se, portanto, que a organização de espaços nas unidades e a qualidade dos materiais e brinquedos oferecidos, são fundamentais nesse processo”, completa.

Segundo Andrea, é importante refletir sobre as aprendizagens que os ambientes podem proporcionar, levando em conta as cores, a arrumação, os sons, a faixa etária e a organização dos grupos. “O espaço deve ser organizado e pensado para as crianças e pelas crianças levando em conta o protagonismo infantil ao considerar a forma com que desejam dispor os móveis, quais acessórios consideram necessários para compor a brincadeira, quais necessidades aparecerão ao criarem novas brincadeiras, entre outros”, conclui.

Entre os itens adquiridos estão: Circuito Labirinto, Rampa Rock com 8 Obstáculos, Triângulo Flexível de Escalada, Arco de Escalada, Cubo Explorador, Plataforma de Rampas Baixas, Gangorra de Balanço, Mesa Cubo Montessori, Cadeira Cubo, Cozinha Infantil, Cabana Infantil, Lambreta Infantil, Triângulo Espelha Caleidoscópio, Carrinho Organizador de Brinquedos e Caixa de Luz Led Branco. Os mobiliários citados foram inspirados nas pesquisas de teóricas como Maria Montessori (Itália), Emmi Pikler (Budapeste), bem como nos estudos realizados pelo italiano Loris Malaguzzi sobre a organização dos espaços.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

1 hora ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

1 hora ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

1 hora ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

1 hora ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

1 hora ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

1 hora ago