Pinhais é eleita pela segunda vez a cidade mais sustentável do Brasil
Pela segunda vez consecutiva, o município de Pinhais foi eleito o mais sustentável do Brasil, na categoria acima de 100 mil habitantes, do Prêmio Band Cidades Excelentes.
A edição de 2024 teve os vencedores revelados nesta segunda-feira (1º), durante cerimônia em Brasília-DF.
Após ser tricampeã da etapa estadual, Pinhais se classificou para a etapa nacional da iniciativa que está em sua 4ª edição, denominada “Especial Evolução”. Neste ano, o prêmio analisou cada município ao longo de quatro anos de mandato. Assim, as cidades premiadas foram as que mantiveram ou melhoraram indicadores no período.
Estiveram presentes na premiação nacional a prefeita Rosa Maria, a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, e o secretário municipal de Governo, Márcio Mainardes.
“Esse prêmio tem um significado muito especial, pois materializa o trabalho de todos os servidores, de uma comunidade, de um esforço coletivo para tornarmos Pinhais uma cidade cada vez mais sustentável, a partir de tantas ações que o município tem desenvolvido. Isso representa um salto de qualidade muito grande de gestão, e aumenta muito a nossa responsabilidade em continuar trabalhando em todas as linhas e frentes para que Pinhais continue sendo essa cidade que cuida do meio ambiente e que prepara esse município para as futuras gerações, visando sempre o bem-estar da nossa população”, declarou a prefeita Rosa Maria.
A secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, também comemorou mais um título conquistado na área: “Estamos imensamente felizes com este prêmio, pois é o resultado do conjunto de diversas ações que estamos desenvolvendo no município, cuidando e preservando o meio ambiente. Pensando hoje, preparando um futuro com maior qualidade de vida para as pessoas.”
Sobre o prêmio
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.
A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.