A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, confirmou o primeiro caso de dengue autóctone (contraída na cidade) neste ano. A comprovação é feita uma vez que o paciente, sem histórico de viagens, esteja com sinais e sintomas e resida em área onde se registram casos de dengue, ou tenha a presença de Aedes aegypti, com resultado de exame laboratorial positivo para dengue. No município, o caso atestado é de um morador da região do Atuba.
Em diversos bairros foram identificados focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Saúde (Semsa) tem atuado constantemente para vistoriar as residências e orientar a população com relação aos cuidados para não deixar água acumulada.
Recentemente, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e a Universidade Federal do Paraná iniciaram um projeto de monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti na cidade, com a instalação de armadilhas ovitrampas. Por meio da iniciativa, será possível monitorar a presença do vetor durante um ano em Pinhais.
A diretora de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura, explica porque a confirmação exige uma atenção ainda maior por parte da população. “A partir do momento que temos esse doente identificado fica confirmada a presença de mosquitos contaminados com o vírus dentro do município”, descreve a diretora.
Com a confirmação, o alerta fica ainda mais necessário. “O papel da vigilância em saúde é fazer a investigação de possíveis casos da doença , ações de prevenção e orientação, visando o bloqueio dessa transmissão, mas é fundamental que cada morador faça a sua parte, reforce os cuidados, verifique e elimine possíveis focos em sua casa. Não deixar água parada em nenhum recipiente é imprescindível”, declara Vanessa.
Mutirões de Limpeza
Outra ação realizada pela Prefeitura de Pinhais são os Mutirões de Educação Ambiental e Limpeza, coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente, a cada semana em uma região diferente do município, recolhendo diversos materiais para evitar acúmulo nas ruas e residências.
Dados da dengue em Pinhais
Até o dia 23 de maio, a gerência de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde registrou, além de um caso autóctone, mais 60 notificados (casos suspeitos); 10 confirmados laboratorialmente; 9 confirmados importados (pessoa com sinais e sintomas que tenha viajado nos último 14 dias para área com ocorrência de transmissão de dengue, e apresenta resultado de exame laboratorial positivo); além de 12 casos em investigação.
Para mais informações, entre em contato com a Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone: (41) 99102-9824.
Todos devem fazer a sua parte para combater o mosquito. A Dengue pode matar!
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…